Os caminhos para falar de Educação Midiática na aula - PORVIR
Aleksandar Georgiev / iStock

Inovações em Educação

Os caminhos para falar de Educação Midiática na aula

Falar sobre comunicação na escola é cada vez mais importante e necessário. Confira uma lista de materiais selecionados pelo Porvir que podem auxiliar na elaboração dos planos de aula

por Ruam Oliveira ilustração relógio 16 de fevereiro de 2022

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz, em suas dez competências gerais, alguns elementos para discutir a comunicação, seja na forma como os estudantes consomem notícias ou informações, e também na maneira como são incentivados a produzir algum tipo de conteúdo comunicacional.

Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, falar sobre comunicação – e trabalhar educação midiática – é cada vez mais importante e necessário. Faz parte de um processo de construção de cidadania.

Neste 16 de fevereiro, Dia do Repórter, o Porvir separou alguns conteúdos para você trabalhar comunicação e educação midiática em sala de aula, em qualquer disciplina.

Infográfico – Como trazer a educação midiática para a sua aula

O Porvir, em parceria com o Educamídia, preparou esse infográfico que mostra como é possível abordar a educação midiática em qualquer disciplina. O material aponta que não é preciso grandes reinvenções, apenas a inclusão de uma “camada” de educação midiática ao trabalho que já está sendo desenvolvido.

Usando redes sociais

E falando no aumento do uso de redes sociais, aqui contamos um pouco sobre como estimular os estudantes a serem produtores de conteúdo, aproveitando  as redes como um espaço onde podem se desenvolver e ampliar suas habilidades no campo da comunicação.

Mídia e tecnologia

Esta matéria traz um bom exemplo de como lidar com a educação midiática atrelada à inovação. . Usar o que ocorre nas redes como ferramenta para trabalhar projetos pedagógicos que envolvem tecnologia foi uma das estratégias da professora Luemy Ávila, de Macaé (RJ). Mas o tema veio dos próprios estudantes. Então, a dica é também estar atento ao que os alunos trazem para a sala de aula, justamente porque quando os assuntos são redes sociais e informação, provavelmente já fazem parte da rotina deles.


Leia também


Combatendo as fake news

Muitos Diários de Inovação (seção do Porvir escrita por professores de todo o país) nos presenteiam com bons exemplos de como trabalhar os principais temas cotidianos  dos estudantes. Neste exemplo, o professor Estêvão Zilioli montou um time de “caçadores de farsas” com o objetivo de incentivá-los à reflexão e análise crítica. Tudo isso ensinando ciências!

Cidadania digital

Construir cidadãos capazes de pensar de maneira crítica e reflexiva é também um dos desafios atuais. E não é possível falar sobre cidadania sem levar em consideração a rotina dos estudantes e o que acontece no mundo online.

Ao trabalhar questões socioemocionais, a professora Juliana Hernandes estimula  estudantes a pensar sobre o consumo de informações e na necessidade de ter responsabilidade nas redes.

Produzindo as próprias notícias

Um bom jeito de aprender é colocando a mão na massa. Aqui temos mais um exemplo: a professora Luciana Mendonça Rodrigues criou um jornal online com sua turma de ensino fundamental 1. Nele, os estudantes puderam produzir vídeos, escrever textos e, assim, lidar com interpretação, leitura e reflexão.

E falando em mão na massa…

O especial “Mão na Massa” feito pelo Porvir tem uma seção especial com recursos para produzir mídia na escola. É uma lista com dicas de materiais para trabalhar áudio, texto, vídeo e imagem.

Acesse aqui

Os exemplos são todos possíveis de reproduzir. Trabalhar educação midiática requer, em primeiro lugar, disposição. Esperamos que o conteúdo acima te inspire a começar seus próprios projetos na área.


TAGS

base nacional comum curricular, competências para o século 21, educação mão na massa, ensino fundamental, ensino médio, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x