Já planejou suas atividades para as datas comemorativas de novembro? Confira sugestões - PORVIR

Inovações em Educação

Já planejou suas atividades para as datas comemorativas de novembro? Confira sugestões

Saiba quais são as efemérides que podem entrar no planejamento pedagógico em novembro

por Ruam Oliveira ilustração relógio 1 de novembro de 2024

Com o fim do semestre já batendo à porta, às vezes é difícil ter novas ideias para as últimas atividades pedagógicas do ano, não é mesmo? Olhar para as datas comemorativas do calendário pode dar um gás a mais para tratar de assuntos que você considera ainda importantes de serem vistos em 2024. 

💬 Tire suas dúvidas nas comunidades do Porvir no WhatsApp

Novembro é marcado como o mês da consciência negra e muitas ações na escola estão voltadas para a educação antirracista (mesmo que a temática deva ser abordada ao longo de todo). Apesar de essa ser uma das datas mais relevantes do calendário mensal, trouxemos aqui outras sugestões que podem render bons momentos de aprendizado com a turma. 

Confira abaixo uma lista com efemérides para o seu planejamento. Cada data acompanha sugestões de materiais de apoio que podem te auxiliar na aula: 

4/11 – Dia do inventor 

Para essa data, cada país faz uma escolha diferente. No caso do Brasil, é dia 4 de novembro. O mundo é repleto de criações inovadoras – e muitas delas revolucionárias – que nem sempre são observadas com a atenção devida. Os nomes de quem inventou os aviões e o telefone, por exemplo, são amplamente conhecidos. Mas quem inventou o piano? Qual a invenção mais antiga encontrada pelo ser humano? Esta data é uma ótima ocasião para explorar a criatividade com a turma e também incentivá-los a conhecer grandes invenções e quem está por trás delas. 

Materiais de apoio:

Escola no contraturno usa metodologias ativas para formar pequenos inventores
Especial Mão na Massa

5/11 – Dia da Ciência e Cultura 

Colada na data que celebra os inventores, esta efeméride coloca em destaque duas áreas importantes para a vida em sociedade. A ciência e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento não só de gerações futuras, como também das cidades. É por meio dessas áreas que a curiosidade pode aflorar e ganhar espaço no mundo físico. Nas aulas, a data pode servir de mote para a criação e apresentação de trabalhos e debates que ampliam o conhecimento da turma sobre o fazer científico e a importância de conhecer culturas diversas. 

Materiais de apoio:

​​Jogos e cursos gratuitos para atrair e inspirar meninas nas ciências
Podcast apresenta trajetória de cientistas brasileiras para crianças
23 cientistas brasileiras que todos precisam conhecer
4 motivos para ampliar a conversa sobre ciências e levar o STEAM para a sua escola

12/11 – Dia do Diretor de Escola 

Essa importante figura do ambiente escolar também merece destaque. Com a data, é possível não só homenagear os docentes que estão nessa função, como também apresentar aos estudantes o que faz um diretor de escola, quais são as atribuições e os caminhos trilhados para chegar nessa posição. É uma boa hora para mostrar como a escola se organiza e que cada pessoa tem um papel importante, a começar por quem está na liderança. Ou seja, a sala do diretor não é só lugar de levar bronca. 

Materiais de apoio

O que é ser diretor escolar no Brasil?
Quem cuida da saúde mental do gestor escolar?
Existe formação acadêmica ideal para um gestor escolar?

15/11 – Proclamação da República 

Esse é um dos feriados mais importantes para o país. Apesar de não haver aulas nesse dia, a data é propícia para ser trabalhada ao longo da semana, reforçando como se deram as ações que antecederam ao evento que inaugurou a República, em 1889. Qual o papel dos militares? E a sociedade civil como se organizava? A monarquia reagiu de que maneira? É possível pensar em atividades interdisciplinares que unam não só quem está encarregado de ensinar história, mas outras áreas como língua portuguesa, geografia e sociologia, por exemplo. 

Materiais de apoio

Jogo de aventura ensina história antiga com desafios

17/11 – Dia Internacional do Estudante 

No Brasil o dia do estudante é celebrado em agosto, mas essa comemoração de novembro reúne países de todo o mundo, o que traz um outro caráter para as discussões que podem ser feitas sobre quem ainda está na sala de aula. O que é ser estudante aqui no Brasil? E quais as diferenças nos outros lugares do globo? Celebrar e valorizar as conquistas dos alunos é muito importante e a data também pode ser usada para incentivar o protagonismo da turma. 

Materiais de apoio

Dia da Educação: 10 jovens ativistas que atuam em agendas prioritárias para o Brasil e para o mundo
Jovem que passou a infância em campo de refugiados é eleito melhor estudante do mundo

19/11 – Dia da Bandeira 

Relacionada ao dia 15, a data olha para os símbolos nacionais que reforçaram o fim do Império. Além da bandeira já conhecida, quantas mais o país teve? Segundo alguns historiadores, o verde, por exemplo, simbolizava a casa de Bragança, da família de Dom Pedro I. Com essa data, é possível propor uma reflexão sobre os símbolos nacionais e como a bandeira tem sido usada em tempos recentes. Pode ser também um momento de perguntar o que os estudantes acham desse símbolo e explicar o que ela representa no contexto antigo e no atual. 

Materiais de apoio

Atlas Escolar – Países do mundo
História do Brasil – Bandeiras do Brasil

20/11 – Dia nacional da Consciência Negra 

Um dos principais feriados do mês, a data escolhida faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças negras da história do Brasil. Desde 2003, com a promulgação da lei 10.639, a data entrou no calendário escolar e dá margem para diversas discussões envolvendo passado, presente e futuro dos povos negros do Brasil. A efeméride pode ser mote para introduzir ações práticas voltadas ao antirracismo e também reflexões pertinentes sobre a contribuição de pessoas negras na construção do país. 

Materiais de apoio

Educação antirracista: Porvir lança jogo de tabuleiro em cocriação com professora
Escola quilombola recria jogo de xadrez com personagens históricos para valorizar a ancestralidade
9 materiais gratuitos para criar uma aula antirracista

25/11 – Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres 

Também conhecido como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e Dia Laranja, a data é celebrada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1999 em memória de Patrícia, María Teresa e Minerva Maribal, irmãs que foram torturadas e assassinadas por Rafael Trujillo, ditador da República Dominicana, em 1960. A efeméride é um alerta sobre a importância de prevenir e eliminar violências cometidas contra as mulheres. Fazer um recorte de gênero é sempre fundamental, principalmente para refletir sobre o papel do machismo na sociedade e avanços conquistados por mulheres ao longo da história. 

Materiais de apoio

Violência de gênero na sala de aula: raça, classe e diversidade não podem ficar de fora do debate
Projeto escolar no Scratch debate violência doméstica


TAGS

competências para o século 21, educação antirracista, educação mão na massa, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x