Professor de história faz sucesso com áudios de WhatsApp para começar as aulas de forma divertida - PORVIR
Crédito: BillionPhotos.com / Fotolia.com

Diário de Inovações

Professor de história faz sucesso com áudios de WhatsApp para começar as aulas de forma divertida

Com mensagens de até dois minutos, o professor da rede estadual do Ceará Octavianus Cesar traz os principais recados do dia e músicas relacionadas aos temas das aulas

por Octavianus Cesar Silva ilustração relógio 7 de julho de 2021

Na escola que trabalho, cada turma ficou com um professor responsável como padrinho para encaminhar as atividades dos outros professores, comunicados da coordenação, de receber as atividades dos alunos e repassar aos professores. Ou seja, esse professor assumiu o papel de intermediador entre os alunos e a escola, para a realização das atividades. Esse foi o meu caso e sentia que precisava otimizar os canais de comunicação com os estudantes.

A partir da experiência do ano passado, também com de WhatsApp, tive a ideia de mandar áudios para os alunos todos os dias quando abria o grupo. No início, a intenção era somente começar as atividades com um áudio positivo, alegre e lembrando as atividades do dia, mas depois, tentando melhorar o formato, passei a fazer áudios com músicas e sempre tentando relacionar as músicas com os estudos ou com a época em que estávamos: dia das mães, dia da mulher, dia dos namorados, músicas temas de filmes ou séries como “A Casa de Papel”, “Rock: o lutador”,  “Missão Impossível”, “A Pantera Cor de Rosa” e, por último, um mês inteiro com temas juninos.

Tocador de áudio

 

Os áudios são curtos, a maioria não passa de dois minutos e com mensagens que misturam bom humor e motivação, sem esquecer de salientar que os alunos devem entrar na plataforma do Google Sala de Aula e fazer as atividades. Sempre o foco são os estudos.

Cobertura especial
Solidão do professor tem origem na falta de integração com equipe gestora
Estudantes reforçam pedido de apoio emocional e a escola precisa colocar o autocuidado em pauta

Os resultados não poderiam ser melhores. Os alunos escutam os áudios e interagem.

Perguntam sobre o que falei, sobre as atividades, riem, comentam, e, dos 35 alunos da turma, com exceção de dois com necessidades educacionais especiais que não interagem muito e um desistente, todos os outros 32 entregam as provas parciais e bimestrais – sendo que a maioria entrega as atividades propostas pelos professores.

Mas, com o passar dos meses, tendo começado os áudios no início de fevereiro, comecei a pedir sugestões de colegas professores. O resultado foi que os colegas passaram a pedir áudios também para as turmas deles. Dessa forma, passei a criar todos os dias dois áudios pela manhã, um para a minha turma e outro mais geral, para ser usado indistintamente por outros colegas.

Tocador de áudio

 

Tocador de áudio

Hoje, para fazer os áudios, faço uma breve pesquisa sobre um tema específico, uma mensagem positiva, as atividades que devem ser enfatizadas, se são somente atividades, provas parciais ou bimestrais. Faço um breve texto e procuro as possíveis músicas. Quando as trilhas já estão decididas, gravo um primeiro áudio como teste para saber se está audível e se a mensagem está boa.

Para a gravação uso três aparelhos celulares. Em dois deixo músicas no ponto e no outro é onde gravo o áudio. Vale salientar que esse processo artesanal é sem o auxílio de aplicativos de podcasts.  O que mais me chamou a atenção foi que os áudios voaram por ondas que eu desconhecia. Nessa cultura de compartilhamento, professores foram reenviando uns para os outros e hoje meus áudios estão em grupos de coordenadores da secretaria de educação do Estado e em pelo menos outros três municípios que conheço.

Isso sem falar nos parentes de outros estados que também envio para reforçar o vínculo, já que a presença física ainda está difícil. Acredito que nessa pandemia todos tivemos que nos reinventar, mas o principal foi reaprender a utilizar os nossos sentidos. Ver quem gostamos ao vivo, ficou sendo pelo celular ou pela tela do computador, beijar, também ficou mais difícil, um abraço, o toque, esse também não pode, mas o que mais foi exercitado, foi o escutar. Foi por isso que os áudios acabaram sendo uma boa opção. Espero que essa ideia sirva a outros como inspiração e que seja melhorada.

Leia mais:
8 podcasts sobre educação para acompanhar em 2021
Já pensou no podcast como recurso educacional?


Octavianus Cesar Silva

Possui graduação em história pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Lecionou até 2010 em escolas particulares e públicas em regime de contrato temporário. Desde 2010 atua como professor na rede estadual do Ceará. Hoje acumula 300 horas mensais em duas escolas.

TAGS

coronavírus, ensino médio, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest


32 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Flávia

Amei a iniciativa desse professortebdo vidto6que a pandemia deixou muitas crianças e adolescentes, até mesmo prpfesspr3s desmotivados com tudo que estava acontecendo em relação a covid 19.

MULDIANE PEDROZA LUZ

Octavisnus é meu colega de trabalho. É um Professor excelente, sempre motivando a todos. Já imaginava que faria algo inédito nesse período que tem sido tão difícil a interação entre professores e alunos. Parabéns meu querido amigo. Se Deus quiser logo estaremos todos juntos, fisicamente.

Sampaio Junior

Esse professor é show! Excelente iniciativa. Parabéns, professor Octavianus.

Patrícia Araújo

Sou Patricia, amiga desde 2010. Ouvi muitas das mensagens e também pedia para nossa turma do 8ano. Muito orgulhosa de ter divulgado sempre a iniciativa.

Meiriele

Amei a iniciativa e a forma que usou para passar as informações aos seus alunos. SHOW

Iuara

Parabéns pela iniciativa professor! Simples e tão cuidadosa. Um carinho para o dia a dia dos alunos!

Marcelia leal

Uau!! Amei a ideia. Genial. Acredito que esses alunos acordam já curiosos pra ouvir esses áudios. Até eu fiquei curiosa pra ouvir o próximo. Parabéns,prof e ao PORVIR.

Carina Andrade

Parabéns,professor!
Confesso que fiquei emocionada com tanta criatividade e carinho com seus alunos.Parabéns!♥️

Djanir maciel

Excelente professor!!
Estou coordenador em uma das escolas onde ele atua!
Costumo chamá-lo de Tutakamon da História brasileira!!
Parabéns Octa!!!

Maria das Graças Monteiro Maciel da Costa

Ótima idéia.
Ele foi meu professor de faculdade.

Maurea

Que bacana e divertido seus áudios! Com esta criatividade toda acredito que não tenha aluno que deixe de interagir e e se envolver durante as aulas, bravo professor!Deus lhe proteja, e você continue fazendo esse trabalho brilhante e enriquecedor para a sua escola!

Elisabete Rodrigues

De Recife.
Parabéns professor, sua criatividade e altivez são muito cativantes.
Obg por ajudar a organizar e orientar a comunidade escolar.
Felicidades!!!!!

Ivanilda Pedrosa da Silva

Parabéns professor pela iniciativa! Amei seus áudios. Com certeza os alunos se sentiram motivados e emocionados. Deus o ilumine.

Fátima Faria

Parabéns, Companheiro Octavianus! Você é uma inspiração! Com esses seus áudios você contribuirá para eu qualificar mais os meus episódios do Podcast GEOGRAFIA SEM BARREIRAS…, que lancei há um mês, para estudantes e quem no mundo quiser ouvir os temas da ciência geográfica, tão importantes nos dias de hoje.
Parabenizo também ao Porvir, por incentivar professoras e professores a se ressignificarem neste contexto pandêmico e de distanciamento de seus estudantes.

Gleyce

Simplesmente amei a estratégia. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Conseguiu resgatar o vínculo de forma simples, espontânea, criativa e divertida. Parabéns, professor! Já virei fã. ☺️

Maria Alice Severo

Adorei essa matéria e esse professor é muito motivado e me motiva tbm!
Obrigada!!
Sucesso e sempre avante!

Janaína

Rapaz, vc é sensacional!!! Amei e olha que “num tá fácil não”!!! Kkkk Motivador, vc! Abraços de Macaé/RJ

Carla Manini

Muito bom, identifico com meus alunos final de bimestre… De semestre os sumidos aparecem

Luciléa Moura da Silva Ferreira

Professor Octavianus, vc é pura inspiração para todos nós q amamos essa missão q é ser professor! Parabéns pela iniciativa, a sua escola e todos nós só nos enche de orgulho!

Jana Marques

Que orgulho 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 gratidão 🙏🏼

Fátima

Parabéns professor pela iniciativa, você faz a diferença. Você não está fazendo o possível, você está fazendo o seu melhor. Estou cursando Pedagogia. Pretendo fazer pós em História, amo.

Elisabete

Sou professora de História, adorei sua forma de chamar os alunos para participarem das atividades diárias. Sou de Paranaguá no PR. Gostaria muito de usar os seu áudios nas minhas aulas. Parabéns linda a sua iniciativa.

Vanessa Lavandier Carvalho

Nossa que orgulho de ser professora nesse momento! Parabéns pela iniciativa!
Lindo!!! 👏👏👏

Lúcia

Muito boa a ideia do Professor, Bem criativo professor continue postando ideias boas assim. Valeu🤜🤛

Sérgio Mauro Pavão Slz MA

Maravilhosa sua iniciativa. Vc está de PARABÉNS. Vc é nora 1000000000000000 ….

Rute

Super parabéns, pela iniciativa prof você é um exemplo de criatividade, tudo que nossos adolescentes estão precisando, uma nova modalidade de ensino, algo que os façam se interessar pela matéria, para que não fique maçante. Maravilha de atitude! Continue, vá em frente!

Rogerio Lima

Já tive a satisfação de ter o professor Octavianus como colega de trabalho e é realmente uma pessoa incrível.

Cláudia bike

Parabéns professor César! Que venha mas mestres com essa iniciativa. Para ser professor tem que motivar neste período os alunos ( pandemia). Você honra em ser professor… parabéns!

María Teresa Gomes Lins

Demais. Muito criativo. Dou valor

Silvana do Carmo

Parabéns a todos os professores,que se reinventaram nessa pandemia, para levar a educação aos lares do nosso país,verdadeiros heróis.

Clelia

Atitude linda, seja o que fizer, faça com amor, não espere reconhecimento, mas que durma se sentindo recompensado pelo que fez. Parabéns 👏

Audileide

Maravilha! Parabéns pela iniciativa, professor👏👏👏👏👏

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se