Unesp Aberta oferece cursos gratuitos online
Universidade disponibiliza site com disciplinas de humanas e exatas, com videoaulas, mapas, imagens, animações e softwares educacionais
por Patrícia Gomes 15 de junho de 2012
De olho no movimento internacional que tem feito algumas das melhores universidades do mundo lançar plataformas com cursos gratuitos, a Unesp disponibilizou ontem seu site com materiais voltados principalmente para professores em formação. O Unesp Aberta reúne cursos nas áreas de humanas e exatas, que contam com mais de 300 videoaulas, 138 livros digitais, mais de 300 textos como sugestão de leitura, além de 17 mil itens educacionais, entre mapas, imagens, animações e softwares.
De acordo com Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação à Distância da Unesp, órgão responsável pela iniciativa, a intenção é que a plataforma não se restrinja a alunos da universidade, mas que ela chegue a qualquer interessado no país e no mundo. “O Unesp Aberta deu o primeiro passo no sentido de ajudar o Brasil nessa onda de aulas online disponibilizando gratuitamente o conhecimento produzido na universidade em uma plataforma simples e eficiente, assim como fazem hoje MIT e Harvard”, afirma.
Por enquanto, os cursos disponíveis se concentram na área de humanas, especialmente com conteúdos voltados à formação de professores, como as disciplinas de cartografia e ensino de geografia, didática geral e educação especial e inclusiva. Há uma disciplina de exatas, chamada ferramenta de diagnostico de máquinas, e ainda espaço vazio para inclusão de cursos da área biológica.
Segundo Schlünzen Junior, para os alunos de graduação e pós da Unesp, o material online poderá ser uma complementação opcional ou obrigatória das disciplinas regulares, a depender da escolha do professor.
Para se inscrever, basta fazer um cadastro simples pelo site, informando nome e e-mail. Depois de receber uma mensagem de confirmação, o interessado pode participar de qualquer curso disponível. Como eles não oferecem tutoria – um acompanhamento por parte do professor do desenvolvimento do aluno – as inscrições podem ocorrer a qualquer momento. Os estudantes, no entanto, têm a opção de mandar um e-mail para o professor que propôs a disciplina para tirar eventuais dúvidas. Enquanto o aluno está online, ele consegue ver quais outras pessoas estão acessando a plataforma naquele momento e é possível trocar mensagens com elas.
Cada curso é estruturado de uma forma. Eles podem contar com videoaulas – que levam entre 2 e 30 minutos e foram produzidas especificamente para a plataforma –, sugestão de leituras, imagens e até softwares. Um desses softwares, diz Schlünzen Junior, é chamado Fazenda Rived. “A ferramenta tem o objetivo de ensinar a noção de números a crianças e pode também ser usada para professores do ensino fundamental”, exemplifica.
Quando o aluno se sente apto, ele pode fazer exercícios de múltipla escolha sobre o conteúdo abordado e receber o resultado na hora. Ainda de acordo com o coordenador da iniciativa, esse feedback instantâneo é fundamental para o formato do curso. “Nos preocupamos em dar uma resposta automática pois, como são cursos livres e não oferecemos tutoria, é importante que, após terminar a atividade, o aluno possa ver o que errou e qual o caminho correto [para chegar à solução]”, afirma. Também por ser um curso livre, ele não oferece nenhum tipo de certificado.
A intenção é que o Unesp Aberta vá sendo incrementado aos poucos. Já está prevista a inclusão de cursos com versão em inglês e espanhol, além de recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição. Os materiais que forem produzidos pelos cursos dados à distância pela universidade também serão inseridos na plataforma.