Programa apresenta boas práticas de aprendizagem criativa em redes públicas
Conheça os novos materiais lançados pelo programa Escolas Criativas, uma iniciativa que apoia 16 secretarias de educação na transformação de escolas públicas
por Redação 2 de agosto de 2024
O programa Escolas Criativas, iniciativa que apoia 16 secretarias de educação na transformação de escolas públicas em ambientes mais lúdicos e instigantes, acaba de lançar dois materiais destinados a gestores e educadores em busca de boas práticas relacionadas à aprendizagem criativa no Brasil. Essa abordagem educacional tem como princípio promover experiências educacionais exploratórias, investigativas e lúdicas, incentivando o desenvolvimento do pensamento criativo, da curiosidade e do espírito inventivo nos estudantes.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
Ao longo dos últimos três anos, o programa mobilizou 34,4 mil professores, que alcançam 570 mil estudantes. Como impacto educacional, um estudo realizado em Curitiba (PR) em 2023 mostrou que os alunos ganham mais autonomia, foco e motivação, além de participar mais ativamente e desenvolver confiança para falar em público.
Os professores, por sua vez, criam laços mais fortes com suas turmas, veem oportunidades de reconhecimento e de crescimento profissional, com incentivo à colaboração interdisciplinar. No geral, a aprendizagem melhora, especialmente para aqueles com dificuldades, e a participação e frequência dos alunos aumentam.
💬 Tire suas dúvidas nas comunidades do Porvir no WhatsApp
Um dos recursos disponíveis é a nova temporada de casos de boas práticas nas redes participantes. A seção no novo site do programa, foi desenvolvida para gestores públicos, com o objetivo de destacar evidências que mostram como a adoção da aprendizagem criativa no currículo impacta positivamente o trabalho docente e o cotidiano escolar.
Cada rede tem sua própria estratégia de implementação, adaptada às necessidades e realidades de suas comunidades. No material são apresentadas as redes do Rio Grande do Sul, Caruaru (PE), Ribeirão das Neves (MG) e Branquinha (AL). Em comum, elas se destacam por consolidar a aprendizagem criativa como uma abordagem importante no trabalho dos professores e no dia a dia das escolas.
O Rio Grande do Sul foi a primeira rede estadual a aderir ao programa e hoje tem mais de 70 escolas envolvidas. Entre os efeitos visíveis, está a sensação de pertencimento dentro das comunidades escolares. Escolas que antes eram afetadas pela violência agora são referências, acolhendo toda a comunidade escolar interessada em compartilhar as aprendizagens do programa.
Caruaru (PE) implementa a aprendizagem criativa em suas escolas ao sensibilizar professores, planejar em conjunto e demonstrar que a tecnologia não é necessária para aulas mais lúdicas e divertidas.
Em Ribeirão das Neves (MG), a aprendizagem criativa se tornou oficialmente parte dos objetivos educacionais da cidade. No início de 2023, a câmara dos vereadores aprovou um projeto de lei que a estabeleceu como uma das estratégias para alcançar a educação integral dos estudantes.
Em Branquinha (AL), a aprendizagem criativa é aplicada em toda a rede escolar, promovendo diversidade, equidade e inclusão. A abordagem tem aumentado o engajamento dos estudantes ao valorizar e reconhecer suas habilidades manuais e artísticas.
O segundo material é o conjunto de cartões para apoiar a prática do Design Libertador (clique para acessar), que combina princípios do design thinking (forma de pensar e trabalhar que foca nas necessidades das pessoas, promove a colaboração e experimentação, e busca soluções inovadoras através de um ciclo contínuo de aprendizado e melhoria), criatividade e práticas de justiça social. Tal abordagem busca ajudar a desenhar as iniciativas, educacionais ou não, de forma mais acolhedora e emancipatória. A publicação está dividida em duas partes: modelos mentais, que oferecem valores e posicionamentos para orientar o design; e ações, que guiam os processos de design. Além disso, inclui cartões de caminhos que mostram diferentes maneiras de aplicar o Design Libertador.
Aprendizagem Criativa no Porvir
No Porvir, você pode baixar o Guia de Recursos do Scratch para Educadores. Scratch é uma linguagem de programação visual criada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, localizado nos Estados Unidos) para crianças e iniciantes. Usando blocos coloridos que se encaixam como peças de quebra-cabeça, permite criar histórias, jogos e animações de maneira intuitiva.
Para facilitar a integração curricular, também está disponível para download o e-book Aprendizagem Criativa em Sala de Aula, com propostas de atividades para todas as etapas. Outra opção é o conjunto de seis roteiros do Programa Ação Criativa, que também apresenta atividades mão na massa em diferentes linguagens.
Em parceria com gestores, líderes escolares e professores, mapeiam e promovem atividades inovadoras em sala de aula, visando um aprendizado divertido e valorizador para crianças e jovens de diversas origens. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes.