Escolas públicas apostam na tecnologia dentro das salas de aula
por Redação 4 de março de 2013
No Brasil, escolas brasileiras estão trazendo métodos modernos e aparelhos tecnológicos para dentro das salas de aula. No Rio de Janeiro, a mais recente iniciativa é realizada em uma escola municipal. No Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias), como é chamado, não há professor na frente da sala e os grupos de alunos mudam, de acordo com habilidades e necessidades detectadas em testes feitos nos computadores.
Uma das inspirações do modelo carioca foi a School of One, que fica em Nova York. Nas aulas de matemática, os alunos chegam e veem no mural o que vão fazer naquele dia. A tarefa é determinada pelo resultado de cada um nas atividades do dia anterior.
Respeitar o tempo de cada um é a principal ideia de outro americano. Salman Khan, que veio a São Paulo em fevereiro, diz que é coisa do passado ter 30 carteiras olhando para um quadro-negro. Ele fundou a Khan Academy e espalhou pelo mundo todas as videoaulas de matemática e de outras oito matérias. A tradução para o português foi feita pela Fundação Lemann. E os vídeos chegaram a uma escola pública do bairro Capão Redondo, em São Paulo. Já em Minas Gerais, a Secretaria de Educação comprou 62 mil tablets, que vão ser distribuídos para todos os professores do ensino médio da rede pública. O primeiro grupo está sendo capacitado para o uso da nova tecnologia.