Com apoio do Inspirare/Porvir, Futura lança série sobre escolas inovadoras - PORVIR
Crédito: Divulgação/Canal Futura

Blog

Com apoio do Inspirare/Porvir, Futura lança série sobre escolas inovadoras

Programa “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” visita Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Índia e Inglaterra para mostrar como a inovação acontece em diferentes contextos

por Redação ilustração relógio 29 de agosto de 2016

O que acontece quando o aluno aprende tudo na prática e escolhe desde os primeiros anos o que vai estudar? Parece até solução de “escola do futuro”, mas a série documental do Canal Futura “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” vai mostrar, a partir do dia 1º de setembro, que essas nova maneiras de ensinar e de aprender já fazem parte da realidade de 12 escolas espalhadas por nove países do mundo, incluindo o Brasil.

Realizada com a consultoria do Instituto Inspirare e a parceira com o Serviço Social da Indústria (SESI) – Departamento Nacional, a série mostra como a inovação acontece em contextos diferentes, em instituições que reinventaram suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos, para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes. A produção dos programas é da Cine Group com direção de Sergio Raposo.

As escolas foram selecionadas a partir de uma pesquisa sobre tendências da educação, realizada pelo Porvir, e estão localizadas em nove países: Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Índia e Inglaterra. São instituições que já adotam uma ou mais tendências, tais como a personalização do ensino, que considera a individualidade de cada aluno; o uso de tecnologia para aprendizagem; a experimentação dos conteúdos teóricos a partir de atividades práticas e projetos; o desenvolvimento de habilidades e competências como liderança, comunicação, cooperação e sociabilidade; a gamificação do processo educativo, que envolve tarefas, desafios, narrativa, pontuação e outros aspectos do universo dos jogos digitais; e a quebra dos muros invisíveis, conectando a escola com o mundo à sua volta, contextualizando o ensino e levando o aprendizado para fora da instituição.

Em formato de documentário, “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” terá 13 episódios, com 52 minutos cada. O programa visitou as seguintes escolas: Projeto Âncora (Brasil – SP), Colégio Fontán (Colômbia); Ross School (Estados Unidos), High Tech High (Estados Unidos), The Bath Studio School (Inglaterra), Steve Jobs School (Holanda), Ørestad Gymnasium (Dinamarca), Ritaharju School (Finlândia), The Riverside School (Índia), e3 Civic High School (Estados Unidos), Nave (Brasil – PE) e La Cecilia (Argentina).

Série inspira livro

A série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” também deu origem a um livro (clique aqui para baixar) que reflete sobre temas como a arquitetura e os espaços do ambiente escolar, a personalização do ensino, o uso de tecnologia, a educação integral, os métodos de avaliação e tutoria, entre outras inovações apresentadas no programa.

Participam do livro a gerente de Conteúdo do Canal Futura, Debora Garcia; o especialista em estudos de tecnologia aplicada à educação, Paulo Blikstein; a diretora executiva do Instituto Inspirare, Anna Penido; o educador e escritor André Gravatá; a editora do Porvir, Tatiana Klix; a professora de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha; a socióloga Helena Singer e o pesquisador e doutor em educação Cesar Nunes. A publicação está disponível para download gratuito.

Cronograma

Data e horário de exibição: quintas-feiras, às 21h
Duração: 52 minutos
Classificação: livre

1)  Âncora (Brasil) 01/set – Assista aqui
2)  Bath (Inglaterra) 08/set – Assista aqui
3) Fontán (Colômbia) 15/set – Assista aqui
4) Orestad Gymnasium (Dinamarca) 22/set – Assista aqui
5) e3 CIVIC (EUA) 29/set – Assista aqui
6) Riverside (Índia) 06/out – Assista aqui
7) High Tech High (EUA) 13/out – Assista aqui
8) Steve Jobs (Holanda) 20/out – Assista aqui
9) Ross School (EUA) 27/out – Assista aqui
10) La Cecilia (Argentina) 03/nov – Assista aqui
11) Ritaharju (Finlândia) 10/nov – Assista aqui
12) Nave (Brasil) 17/nov – Assista aqui
13) Programa Geral 24/nov – Assista aqui 

Assista na internet em www.futura.org.br/escolasinovadoras/

Veja o trailer da série


TAGS

ensino fundamental, ensino médio, escolas inovadoras, instituto inspirare

3
Deixe um comentário

avatar
500
3 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
3 Autores
Davi MotaEdilson Costa dos AnjosValério Neto Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Davi Mota
Visitante
Davi Mota

Olá, equipe do Porvir! O link “13) Programa Geral 24/nov – Assista aqui ” não está funcionando. Adoro o trabalho de vocês, beijo!

Edilson Costa dos Anjos
Visitante
Edilson Costa dos Anjos

Adorei essa série versando sobre Escolas Inovadoras. Traz experiências sensacionais de práticas docentes que não só mudaram a vida dos estudantes e das pessoas que se envolveram no processo, mas também trouxe à luz a ideia de que é possível mudar o modo como ensinamos e aprendemos. E essa mudança traz diversos benefícios para todo o processo ensino-aprendizagem. Atuo na educação e gosto dessa temática da inovação educacional, pois sei que mudar paradigmas é primeiro… Ler mais »

Valério Neto
Visitante
Valério Neto

Essa série deve continuar e expandir se possível em mais capítulos e mais escolas aos arredores do mundo. Parabéns! Isso de fato inspira…