6 dinâmicas quebra-gelo para recepcionar alunos de ensino fundamental
por Ana Luísa D'Maschio 28 de janeiro de 2025
A história se repete a cada início de ano letivo: alunos novos, turmas diferentes e professores que vivem a primeira experiência na profissão. Para tornar o ambiente mais acolhedor, as dinâmicas quebra-gelo, atividades rápidas e divertidas facilitam a integração quando um professor mal sabe o nome de seus novos estudantes ou quando cada um não sabe como iniciar uma conversa com aquele que está sentado ao lado.
Do inglês “break the ice”, a expressão tem origem no comércio marítimo. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, navios mercantes ficavam presos no gelo em determinadas regiões e o problema só era resolvido quando barcos menores liberavam as embarcações. Esse gesto passou a ser associado à ideia de parceria.
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O sentido figurado, porém, aquele relacionado ao início de uma conversa, apareceu pela primeira vez em 1594, no texto “A Megera Domada”, de William Shakespeare (1564-1616).
E falando em Shakespeare, jogos teatrais também são ótimas opções de “ice breakers”/”quebra-gelo”. Um exemplo é “De onde venho e para onde vou”, quando um aluno sai da sala e, ao retornar, faz gestos que indicam de onde veio, como tirar uma gravata ou uma mochila, sem usar os objetos reais. O grupo observa a mímica e discute até chegar a um consenso.
Confira 6 sugestões de Wings, solução educacional para o ensino de língua inglesa pensada para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública, para animar a volta às aulas. “Algumas dinâmicas podem ser adaptadas para outras disciplinas e para o português”, explica Kelly Lopez, assessora pedagógica Wings, que fez a curadoria das recomendações. Quais dinâmicas quebra-gelo você acrescentaria à lista?
Two truths and a lie (Duas verdades e uma mentira)
Contar duas verdades e uma mentira é uma ótima dinâmica.
A ideia é que cada aluno compartilhe três fatos sobre si, sendo que um deles deve ser falso. Logo depois, os colegas devem tentar adivinhar qual é a mentira. Por exemplo:
- I played professional soccer when I was 18 years old. (Joguei futebol profissionalmente quando tinha 18 anos).
- I lived in Germany when I was a kid, but I don’t remember anything about that time. (Morei na Alemanha quando era criança, mas não me lembro de nada sobre aquela época).
- I broke my leg four different times riding a bike. (Quebrei minha perna quatro vezes diferentes andando de bicicleta).
Além de deixar a aula mais divertida, a atividade permite que os alunos se conheçam melhor.
Talking stations (Estações para conversar)
Os alunos, em pares ou trios, devem circular por estações espalhadas pela sala e conversar sobre os temas propostos em cada uma delas. O professor precisa estabelecer quanto tempo cada grupo passará em cada estação e usar algum sinal para indicar quando é hora de mudar.
Crie estações com perguntas para as crianças conversem entre si, como:
- Favorites station: quais coisas você mais gosta (cor, comida, filme e outros favoritos)
- I hate, I love station: os alunos falam sobre o que amam ou detestam
Os temas de cada estação e o tempo que os grupos devem ficar em cada uma delas deve ser compatível com nível de inglês/faixa etária.
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Simon Says (Simon diz)
O jogo “Simon Says” é uma brincadeira infantil que envolve três ou mais jogadores. Um dos participantes assume o papel de “Simon” e dá instruções (geralmente relacionadas a ações físicas, como “pule” ou “coloque a língua para fora”) aos outros jogadores, que só devem seguir essas ordens se a frase “Simon diz” for dita antes. Os jogadores são eliminados se seguirem uma instrução que não foi precedida pela frase “Simon diz” ou se deixarem de realizar uma ação que tenha sido precedida por essa frase.
O objetivo dessa dinâmica quebra-gelo, mais do que a habilidade física, é a capacidade de distinguir entre comandos reais e falsos. Muitas vezes, a ação precisa ser tentada, mesmo que não seja executada perfeitamente.
Quem assume o papel de Simon deve eliminar os outros participantes o mais rápido possível. O vencedor é geralmente o último jogador que conseguir seguir todos os comandos corretamente. Em alguns casos, pode acontecer de dois ou mais jogadores serem eliminados ao mesmo tempo, fazendo com que Simon seja o vencedor da rodada.
Who am I? (Quem sou eu?)
Caso seus alunos já saibam adjetivos para descrever pessoas em inglês, essa atividade pode ser bem divertida e feita de várias maneiras:
- Um aluno senta de frente para o resto da turma e o professor escreve no quadro o nome de uma pessoa famosa. O aluno que está sentado na cadeira deve fazer perguntas para a turma (somente “yes/no questions” – “respostas sim/não”) para tentar adivinhar quem é.
- Outra opção é deixar a turma pode ficar em grupos menores. Um dos alunos escreve o nome de uma pessoa famosa em um papel que deve ficar na testa de quem vai fazer as perguntas para adivinhar quem é.
Fruit salad (Salada de frutas)
O nome é salada de fruta, mas a brincadeira pode ser usada com qualquer vocabulário que o professor já tenha trabalhado com a turma.
Coloque os alunos em um círculo e distribua nomes de frutas (escolha de 3 a 5, dependendo do tamanho da turma). Por exemplo: banana – apple – pineapple (banana-maçã-abacaxi). Em uma turma de 15 alunos, teremos cinco com o papel representando banana, 5 apple/maçã e 5 pineapple/abacaxi.
Eles não devem estar lado a lado.
Para iniciar essa dinâmica quebra-gelo, fique no centro do círculo e diga o nome de uma fruta, por exemplo, “apple”. Todos os alunos com esta palavra devem trocar de lugar. Quem sobrar no meio deve fazer a mesma coisa: chamar o nome de uma fruta e os alunos que forem essas frutas deverão trocar de lugar.
Importante: quem está no meio deve procurar um lugar no círculo. Deve sempre sobrar uma pessoa no centro. Para deixar o jogo mais emocionante, diga “fruit salad”/ “salada de frutas” e TODOS deverão trocar de lugar.
Para deixar mais claro onde são os lugares, você pode marcar o chão com fita crepe ou adaptar uma “dança das cadeiras” sem eliminação.
Plataforma Baamboozle
O Baamboozle é uma ferramenta online que permite criar jogos interativos de perguntas e respostas, ideal para tornar as aulas mais dinâmicas e engajar os alunos. A atividade pode ser utilizada para revisar conteúdos, promover interação ou simplesmente divertir a turma.
Criação das perguntas:
- Proponha que os alunos, individualmente ou em grupos, criem perguntas de múltipla escolha relacionadas a um tema específico, como um conteúdo estudado ou curiosidades gerais.
- Incentive perguntas criativas e que equilibrem desafio e conhecimento da turma.
Execução do jogo:
- Divida os alunos em equipes e projete o jogo na tela.
- Siga a dinâmica do Baamboozle: as equipes respondem às perguntas e acumulam pontos. O sistema pode adicionar elementos de surpresa, como bônus ou desafios.
Encerramento: após o jogo, celebre a participação de todos. Pode-se premiar a equipe vencedora com algo simbólico, como um certificado ou aplausos da turma. Também reserve alguns minutos para perguntar o que foi mais desafiador ou o que cada grupo aprendeu de novo.
Plataforma Quizlet
O Quizlet é uma plataforma de estudo que permite a criação de flashcards personalizados, facilitando o aprendizado de diversos temas. Flashcards são cartões de estudo que apresentam uma pergunta ou conceito de um lado e a resposta ou explicação do outro. Eles ajudam a reforçar o conhecimento por meio da memorização ativa, na qual você tenta lembrar a resposta antes de verificá-la.
Para tornar o estudo mais descontraído, o Quizlet oferece várias formas de “quebrar o gelo”. Uma ideia divertida é pedir para que cada pessoa escolha um animal que a represente e imite seus sons ou gestos. Esse tipo de atividade pode ajudar a criar um ambiente mais leve e estimular a interação.