Ebook desenvolvido por Povir/Significare aborda xadrez nas aulas
por Ruam Oliveira 31 de maio de 2021
Muitos jovens e crianças têm o primeiro contato com jogos na escola. Além de conhecer brincadeiras e literatura, por exemplo, é no ambiente escolar que encontram pela primeira vez atividades lúdicas e jogos de raciocínio, como é o caso do xadrez.
Apesar de sua complexidade, o xadrez – que é um jogo milenar – colabora para o desenvolvimento cognitivo e desenvolve diversas habilidades que estão previstas inclusive na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). De acordo com o enxadrista Rafael Leitão é possível ensinar com bom aproveitamento a partir dos 6 anos de idade.
Com o ebook “Xadrez na Escola – o jogo como ferramenta pedagógica”, o Porvir em parceria com o Instituto Significare, apresenta ferramentas, dicas de abordagens para quem pensa em usar o jogo em sala de aula. O ebook também traz textos que abordam como o xadrez se relaciona com a BNCC e também casos de sucesso.
Estudos apontam que o jogo pode ter impactos para além do âmbito escolar e pode perdurar por toda a vida do estudante. “O xadrez é divertido e pode proporcionar momentos de alegria para sempre. Pode ser uma forma de fazer amigos, de conhecer o mundo. Acredito que a escola pode promover aprendizagens para além de passar no vestibular – e o xadrez pode ser uma delas”, aponta Ligia Maria, professora de jogos no Colégio CLQ, de Piracicaba, interior de São Paulo.
O ebook também apresenta como trabalhar o jogo no cenário digital. Um exemplo é o ChessMatec, aplicativo online considerado um dos mais avançados e que pode ser usado nas escolas.
Leia mais
– Xadrez na escola: o jogo que aliado à tecnologia desenvolve competências da BNCC