Novo curso online mostra como usar jogos para ensinar
Primeira edição do TeacherQuest Brasil forma educadores para integrar jogos ao currículo e desenvolver habilidades
por Vinícius de Oliveira 9 de fevereiro de 2018
Na busca por alternativas ao modelo de aula expositiva, professores muitas vezes recorrem aos jogos para ensinar e engajar os alunos. Diversão à parte, será que eles de fato estão aprendendo? Em março, educadores terão a oportunidade de se desenvolver nessa metodologia com o curso online TeacherQuest, facilitado por um instrutor brasileiro que passou pelo programa internacional do Institute of Play, instituição que apoia a construção de currículos ao colocar educadores como designers de aprendizagem.
Quem organiza
A versão brasileira do TeacherQuest é comandada por Ricardo Seara Neto, que integra a rede internacional de educadores do programa. Segundo ele, o objetivo do curso é permitir que o professor saia capacitado a “colorir” partes do conteúdo em que alunos se sentem entediados ou enfrentam dificuldade para assimilar. “O jogo passa a ser uma linguagem para o professor, que precisa saber qual é o melhor momento de aplicar a metodologia”, diz.
Programa
Com 16 horas distribuídas ao longo de oito aulas (às terças e quintas, de 27 de março a 20 de abril), educadores e demais interessados no assunto terão o contato com princípios de design thinking, estratégias baseadas em jogos para aumentar o engajamento dos estudantes e desenvolver competências para o século 21, como colaboração, empatia e comunicação nos estudantes.
O programa do curso prevê aulas sobre modificação de jogos consagrados, análise de jogos de aprendizado, criação de jogo e, para amarrar todo o conteúdo, o último bloco mostra como integrar jogo ao currículo.
Precisa saber programar? Dominar Scratch? De acordo com Seara, os educadores serão convidados a criar jogos não-digitais. Isso vai ao encontro da filosofia do Institute of Play, que diz que mais importante do que usar tecnologia é lembrar a todo o momento de manter as ideias alinhadas aos objetivos de aprendizagem e estabelecer regras simples para o jogo.
Ritmo das aulas
“É um curso bem mão na massa. Na primeira metade, o conteúdo tem um peso maior, apesar de já existir algum desafio de design. A segunda metade traz rodadas de criação de projeto, interação, prototipação e sessões de troca entre os participantes que estão acompanhando as aulas ao vivo e o facilitador. Durante a sessão online, os educadores podem trabalhar em grupo e jogar. Vai haver bastante interação”, descreve o organizador do curso. De acordo com Seara, quem não puder acompanhar a aula ao vivo pode acessar o conteúdo gravado quando desejar e postar suas atividades no fórum.
Além do próprio site do TeacherQuest, o curso usa a plataforma Adobe Connect, que permite criação de pequenas salas virtuais e, a qualquer momento, o aluno pode “levantar a mão” para chamar a atenção do instrutor e tirar dúvidas, seja por áudio ou mensagem de texto.
Quanto custa?
Para inscrições individuais a participação custa R$ 499, valor que diminui a R$ 449 caso grupos se interessem. Também é oferecido desconto de 15% para professores da rede pública de ensino.
Para mais detalhes, acesse a página de inscrição.