5 planos de aula sobre Projeto de Vida e meio ambiente para você usar agora mesmo - PORVIR

Inovações em Educação

5 planos de aula sobre Projeto de Vida e meio ambiente para você usar agora mesmo

Inseridos no programa “Itinerários Amazônicos”, os planos de aula auxiliam os estudantes a compreender melhor seus projetos de vida e ampliar o repertório sobre a Amazônia Legal

por Ruam Oliveira ilustração relógio 26 de fevereiro de 2025

A educação ambiental passou a ser um dos tópicos mais importantes para a escola.  Discutir sobre a Amazônia Legal, que ocupa 58,93% do território brasileiro e abrange nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, norte de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão) é uma maneira de apresentar aos alunos o papel fundamental da maior floresta tropical do planeta na manutenção da vida na Terra, na regulação do clima global e na preservação dos recursos hídricos.

Abordar questões ambientais e de mudanças climáticas, bem como incentivar cada estudante a refletir sobre o tema, é uma das principais tarefas dos educadores na atualidade. 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Planos de aula para começar

Planejar atividades envolventes requer preparação, conhecimento e uma boa dose de organização. Ter à mão planos de aula especialmente preparados para essa função ajuda muito. Pensando nisso, o Porvir selecionou 5 planos de aula do programa “Itinerários Amazônicos”, que reúne materiais pedagógicos que combinam diferentes saberes e questões amazônicas às competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

O Itinerários Amazônicos é um programa desenvolvido pelo Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia, com apoio técnico do Porvir.

Os planos estão divididos em módulos com diferentes etapas e duração média de 20 horas no total. Todos contam com infográfico que pode ser usado como apoio para a aula.

Confira abaixo a lista com planos de aula de Projeto de Vida e Amazônia. 

Expressar-se: eu com o mundo, arte e afetividade

Por muitos anos a arte vem sendo usada como método de expressão pessoal. Na proposta de conhecer e saber como falar de si mesmo, como ler o mundo, imaginar, questionar e mudar maneiras de pensar, a arte tem espaço significativo no ensino. Este plano de aula mostra como a arte pode ser uma forma de representação de culturas, identidades e subjetividades e faz um diálogo com maneiras de viver para que os alunos ampliem seu repertório cultural ao entrar em contato com produções artísticas e culturais vindas da Amazônia. 

Acesse o plano de aula

Barco de madeira flutua em águas calmas do Rio Amazonas diante da floresta
Crédito: A1804/DepositPhotos

Descobrir: trajetórias de vida e trabalho em diferentes contextos 

Esse plano é para que os estudantes reflitam sobre a dimensão profissional nos projetos de vida, tendo a chance de problematizar representações sobre o trabalho e o que está contido no imaginário popular. Essa tarefa é realizada observando experiências e percepções das juventudes, se conectando a contextos socioculturais e familiares, vivências pessoais, formação, relações interpessoais, escolhas e projeções de futuro. 

A atividade também sugere como produto final a preparação de material jornalístico-midiático para que a turma compartilhe o que aprendeu. 

Acesse o plano de aula e outros recursos

Empreender: criação de oficinas sobre o mundo do trabalho

Esta é uma aula para ajudar os estudantes a refletir sobre o que levar em consideração na hora de escolher uma profissão ou o que trilhar no mundo do trabalho. O conteúdo também explora atividades econômicas no Brasil e na Amazônia Legal por uma proposta que incentiva a turma a pesquisar, ler e ouvir entrevistas com profissionais, fazer rodas de diálogos e levantamentos de campo. 

Neste caso, os alunos também elaboram oficinas, que são definidas a partir de seus próprios interesses, para pensar sobre perspectivas profissionais e demandas do território Amazônico. 

Baixe o plano de aula e outros recursos

Relacionar-se: pessoas, contextos e juventudes

O que é ser jovem? Isso depende de diferentes fatores e condições socioculturais. E é sobre isso que este plano de aula se debruça. Neste conteúdo, os estudantes olham para o lugar onde vivem e observam como seus territórios são representados. 

Além de analisar diferentes noções de juventude, os estudantes conhecem biografias de jovens amazônidas que estão engajados com causas sociais. 

Acesse o plano de aula e mais recursos

Leia também

Livro gratuito para escolas retrata as infâncias amazônicas

ACESSAR

Infográfico reúne conceitos e principais marcos das escolas resilientes no Brasil

ACESSAR

COP 30: Que tal simular a Conferência do Clima da ONU na escola?

ACESSAR

Localizar-se: autoconhecimento, identidade e histórias de vida

Aqui, o estudante é incentivado a reconhecer, analisar e compreender aspectos de sua vida pessoal a fim de entender o que dá sentido a seus projetos. É uma forma de observar experiências cotidianas da Amazônia, fazendo-os conhecer valores, interesses, gostos e desafios nas relações pessoais, sociais e culturais do território. Nesse plano, os estudantes constroem narrativas autobiográficas que reforçam o autoconhecimento. 

Faça o download do plano de aula

Saiba mais sobre o programa Itinerários Amazônicos: 

O programa tem duas frentes: 

1- Conteúdo: materiais organizados em unidades curriculares e módulos voltados para os itinerários formativos do ensino médio, com propostas de atividades e materiais de referência para os professores. Qualquer educador do Brasil pode acessar e utilizar os materiais em suas aulas gratuitamente. 

2- Formação continuada: para professores, gestores escolares e técnicos de educação de redes de ensino parceiras da Amazônia Legal. Todos os educadores brasileiros podem acessar os conteúdos formativos disponíveis no canal do YouTube do programa. 


TAGS

competências para o século 21, educação ambiental, educação climática, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x