Programa de educação física ajuda a formar cidadãos
Pearson e Rede lançam material didático que lida com esporte como maneira de exercitar o corpo e desenvolver valores
por Marina Lopes 28 de maio de 2014
Há quem diga que a educação física é apenas um momento de recreação e descontração na escola. No entanto, a disciplina é um componente curricular obrigatório da educação básica. Para dar suporte ao trabalho do professor e propor atividades que vão além do jogo de bola ou corrida, a Pearson e a Rede (Rede de Ensino Desportivo) desenvolveram o Programa Esportivo Lúdico Educacional. Com coordenação geral do ex-jogador Pelé, o material didático aborda o esporte como maneira de não só exercitar o corpo, mas entender valores mais profundos de respeito, solidariedade e cidadania.
De acordo com Fernando Lobo, gestor pedagógico da Rede, o principal objetivo do programa é que a educação física deixe de ser considerada uma disciplina coadjuvante e passe a contribuir para a formação global dos alunos. “É importante que a criança e o adolescente adquiram o gosto pela atividade física para o resto da vida, não apenas durante o período escolar”, afirmou durante o lançamento do material na Educar/Educador e Bett Brasil 2014, evento que reuniu 20 mil educadores e profissionais do setor.
O programa didático oferece materiais voltados para alunos do ensino fundamental ao médio. Para cada série, são propostos 60 módulos anuais que, além dos tradicionais jogos de futebol, vôlei, handebol e basquetebol, incluem diferentes atividades, como atletismo, modalidades coletivas, ginásticas, esportes regionais, jogos circenses, lutas, danças e competições olímpicas. Segundo Lobo, isso faz com que as aulas ganhem um caráter mais lúdico e tirem o foco central da competitividade do esporte.
O material de cada aula é disponibilizado para os professores em tablets, que são fornecidos pelo projeto para escolas com mais de 100 alunos. Já os estudantes, recebem um material impresso com textos e atividades de reflexão e fixação de conteúdos práticos. Em cada módulo são apresentados os objetivos e valores associados à atividade, são propostos exercícios de aquecimento e preparação, em seguida os alunos seguem para a atividade principal e podem finalizar com um alongamento ou rodas de conversa e discussão. “O esporte não é só para trazer crianças fortes, mas para trazer crianças inteligentes”, afirmou Pelé, durante o lançamento do programa.
Para Robson Cruz, supervisor pedagógico do projeto, hoje as aulas de educação física ainda são muito focadas apenas no exercício físico. No entanto, a disciplina vai muito além disso. “É fazer com que o aluno tenha uma formação plena de cidadão”, pontuou. Com um caráter de interdisciplinaridade, a matéria permite agregar uma série de outros conceitos e valores como saúde, cooperação, respeito e solidariedade. “Da educação física você vai trabalhar a questão de linguagem, ecologia, sustentabilidade e o raciocínio lógico sendo explorado em uma série de atividades.”