Projeto de estudantes dá origem a pulverizador para combater mosquitos - PORVIR
Ana Luísa D'Maschio

Diário de Inovações

Projeto de estudantes dá origem a pulverizador para combater mosquitos

Com grande extensão rural, são comuns os casos de Leishmaniose em Lagoa Seca (PB). Mas uma turma do ensino médio colocou a mão na massa, criando um protótipo de pulverizador para combater a doença

por Damião Raniere Queiroz ilustração relógio 20 de março de 2023

A população que reside em áreas rurais de Lagoa Seca, município brasileiro localizado na região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba, é superior à da área urbana. Na região rural, algumas casas possuem criadores como pocilgas e galinheiros, locais propícios ao desenvolvimento de vários mosquitos. Entre eles, está o mosquito-palha, transmissor da Leishmaniose (doença que se divide em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral, que ataca órgãos internos). 

São comuns os casos em moradores da área rural de Lagoa Seca e municípios próximos. O principal controle realizado pela população são os repelentes vendidos em farmácias e os mosquiteiros. 

Entretanto, diante da localização da comunidade, é necessário outros métodos que impeçam a proximidade do mosquito às residências. Os casos de Leishmaniose são notificados à Unidade Básica de Saúde da Família pelos agentes comunitários de saúde, que posteriormente notificam aos agentes de saúde ambiental. 

Devido à extensão da área rural do município, os casos, quando notificados, estão em avançado estágio da doença. É necessário o conhecimento da população sobre os sintomas e os métodos de controle da Leishmaniose. 

Pensando nessa questão social, o grupo de estudo “Os Sapiens”, criado e pertencente à Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha, montou uma equipe de estudantes que, usando a metodologia do design thinking e da aprendizagem baseada em problemas, buscaram na comunidade questões reais e que afetam o ambiente. 

Cada estudante ficou responsável por encontrar um problema. Ao final da pesquisa, todos os temas foram apresentados em reuniões online em horário posterior às aulas. Os alunos procuraram encontrar soluções por meio da abordagem STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática).

Confira a galeria de fotos:

A partir de uma chuva de ideias, os estudantes filtraram os principais problemas para os quais pudesse ser possível encontrar uma solução viável dentro da realidade das comunidades rurais de Lagoa Seca. Para compreender a problemática escolhida, buscaram informações do município no banco de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A turma concluiu, então, que a construção de um pulverizador automático para residências rurais, que liberaria uma solução à base de citronela e cravo, poderia reduzir a população de mosquitos-palha próximos às residências rurais. A prototipagem foi feita por meio da plataforma Tinkercad, e os testes realizados em sala de aula. 

Construção e resultados

O protótipo de pulverizador feito com as seguintes peças: reservatório de 2 litros, válvula de liberação, placa Arduino Uno, relé (interruptor) 9 volts, mini bomba d’água de 9 volts, braçadeiras de fixação, mangueira de nível e fonte de alimentação de 9 volts. A solução líquida foi elaborada a partir de água destilada, citronela e cravo. 

O pulverizador foi instalado no laboratório didático da escola e o acionamento foi programado a partir do horário de maior incidência do vetor, entre as 17h e 19h. No intervalo estabelecido em programação, a placa liberou a válvula, que expeliu na atmosfera a solução a base de citronela e cravo. 

Resultados futuros serão obtidos quando o protótipo for levado às residências rurais de Lagoa Seca. 

Esta prática revela a importância de trabalhar problemáticas reais com os estudantes, de forma que o conhecimento se torne significativo, conforme previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no componente curricular projeto de vida, estimulando uma aplicação na vida real e levando em consideração a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende.

O que é preciso para replicar o projeto?

Simulador digital tinkercad, plataforma digital arduino, construção de planner, equipamentos manuais elétricos (furadeira e parafusadeira, bomba d’água, interruptores), com o apoio da plataforma Google sala de aula.


Damião Raniere Queiroz

Licenciado em ciências biológicas, mestre em ciências agrárias e doutor em melhoramento genético de plantas. Professor de biologia na Secretaria de Educação da Paraíba desde 2012, atuando no município de Lagoa Seca. Desenvolve atividades de protagonismo e STEAM. Em 2020, criou um grupo de estudo em empreendedorismo, inovação e STEAM, intitulado "Os Sapiens", que vem participando de diversas competições de inovação no estado e no Brasil.

TAGS

aprendizagem baseada em problemas, competências para o século 21, ensino médio, projeto de vida, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x