3 técnicas fundamentais para dar feedback aos alunos - PORVIR
Pressfoto / Freepik

Inovações em Educação

3 técnicas fundamentais para dar feedback aos alunos

Dar feedback é uma atividade que deve ser abordada com uma postura de cuidado e apoio, em vez de focar em atribuição de culpa ou mera prestação de contas

por Nina Perrish, para o Edutopia ilustração relógio 4 de março de 2024

Os professores podem adotar uma abordagem conversacional para oferecer feedback (retorno avaliativo) acadêmico e comportamental, ajudando estudantes a se concentrar no que podem fazer dali por diante. E esse momento pode ser estressante para ambos os lados, mas existem maneiras de fazer com que o processo foque no apoio, de maneira afirmativa. 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

O feedback é mais eficaz quando entregue em um ambiente que está voltado ao cuidado, e não apenas à prestação de contas. Os estudantes se sentem apoiados e mais confortáveis em se envolver no aprendizado em salas de aula onde os educadores cultivam o respeito e a empatia incondicional, ou seja, valorizando e aceitando cada aluno como uma pessoa digna de respeito e empatia, independentemente de seu comportamento atual, desempenho ou circunstâncias.

O que é feedback?

O feedback é uma parte integral do processo metacognitivo e uma habilidade essencial para ajudar nossos alunos a se tornarem aprendizes mais independentes e autorregulados.

Os psicólogos cognitivos John Hattie e Greg Yates identificam várias funções potenciais do feedback, que podem se apresentar em três tipos:

  • Corretivo na natureza e focado em habilidades que um aluno está aprendendo;
  • Orientado para o processo e focado nas estratégias que um aluno está utilizando;
  • Ou entregue para ajudar um aluno a transferir o que aprendeu em um ambiente para outro contexto.

Em cada um desses casos, o feedback é conversacional e depende de fazer perguntas e ouvir as perspectivas dos alunos sobre questões acadêmicas e comportamentais. Deve motivar os alunos a agir e oferecer a eles um caminho claro para frente, lembrando-os:

  • Para onde estão indo e quais são seus objetivos;
  • Que progresso eles fizeram até agora;
  • Como estão se saindo na tarefa atual;
  • O que precisa mudar;
  • Qual será próximo pequeno passo para avançar de onde estão agora para onde desejam estar.

3 chaves para fornecer um feedback melhor

Evite elogios vazios.

Uma armadilha comum em que os educadores caem é oferecer elogios quando estão tentando fornecer feedback. Elogios não são o mesmo que feedback positivo, pois muitas vezes são vagos, não acionáveis e condicionais. Na verdade, pesquisas recentes mostraram que elogios vazios podem ser prejudiciais. Quando elogiamos os alunos, eles se tornam menos motivados e podem desenvolver uma mentalidade fixa.

Em contraste, o feedback positivo pode começar com um comentário positivo, mas elabora sobre o que o aluno fez bem em detalhes. Durante essa conversa, o professor também pode fazer perguntas para ajudar o aluno a refletir ou ganhar perspectivas sobre seu processo, estratégia ou perspectiva. Por exemplo: “Seu objetivo para esta lição é aprender a calcular a média a partir dos dados apresentados em uma tabela. Você passou de estar pouco familiarizado com essa habilidade no pré-teste para acertar 7 de 10 problemas. Isso é um progresso fantástico! Você pode me mostrar como foi o seu processo para resolver o problema número 2? Parece que esse problema foi mais complicado do que alguns dos outros que você tentou.”

Relacionadas

Quer apoiar e ensinar os alunos a trabalhar em grupo? Confira esse passo a passo

ACESSAR

6 estratégias para capturar a atenção dos estudantes

ACESSAR

Como professores podem traçar seus próprios planos socioemocionais

ACESSAR

Então, quando o aluno mostrar os passos de como ele completou o problema resolvido incorretamente, o professor poderia pedir para compará-lo com os passos que usou para resolver um problema corretamente. Isso pode ajudar o estudante a identificar o erro. Se o aluno não souber como corrigir os problemas que foram trabalhados incorretamente porque são diferentes, o educador fornecerá instrução direta sobre o processo necessário e o aluno corrigirá os problemas que errou como forma de praticar o procedimento correto.

Concentre-se na habilidade ou processo, não na pessoa

Quando o feedback soa como crítica, os alunos podem ficar na defensiva e incapazes de absorver o que o professor está dizendo. A psicóloga clínica Susan Heitler diz que “a crítica reclama enquanto o feedback explica.” Enquanto a crítica isola o aluno ao identificá-lo como problema no passado ou no presente, o retorno cria uma maneira para o aluno e o professor trabalharem juntos como uma equipe. O feedback é acionável e fornece aos estudantes informações adicionais, perspectivas ou sugestões.

Por exemplo, se um aluno chega atrasado, um professor pode ficar frustrado por eles estarem perdendo um momento importante no início da aula e dizer: “Você está dois minutos atrasado novamente. Apresse-se e se sente. Todo mundo já começou.” Isso não expressa claramente a intenção real do professor, que é a preocupação em perder uma parte importante da lição. Em vez disso, o professor poderia dizer: “Kerry, estou tão feliz que você está aqui!”

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Depois que a turma começar a trabalhar ou por alguns minutos após a aula, procure um momento para conversar com o aluno em particular, dizendo: “Eu percebi que você tem chegado alguns minutos atrasado para a aula. Está tudo bem? Estou preocupado que você esteja perdendo o aquecimento. O que podemos fazer para resolver esse problema?”

Enfoque no futuro

O feedback é otimista, orientado para o futuro. Como educadores, fornecemos feedback com a intenção positiva de ajudar os alunos a melhorar porque vemos seu potencial e temos uma visão do que eles podem realizar. Após receber o feedback, os estudantes devem ter tempo para refletir e revisar seu trabalho ou pensar no que podem fazer de forma diferente no futuro.

No exemplo acadêmico em que o aluno estava trabalhando para encontrar a média de um conjunto de dados representado em uma tabela, ele corrigiria seu trabalho usando o processo que aprendeu. Em seguida, explicaria como corrigiu seu trabalho para o professor ou um colega para garantir que estivessem no caminho certo. Quando tentassem novos problemas sobre esse mesmo conceito no futuro, agora saberiam o processo a ser usado para resolver os problemas corretamente.

Com o aluno que chegou tarde, citado acima, o professor pode descobrir que estava indo ao banheiro porque é o único momento em que pode ir. Então, podem usar essas informações para ajudar o estudante a fazer um plano em que chegue a tempo, complete o aquecimento e depois faça uma pausa para ir ao banheiro. Quando revisar este plano juntos, o estudante sabe o que fazer no futuro para melhorar seu desempenho na aula.

Quando os professores cultivam a habilidade de fornecer feedback que pode ser ouvido, compreendido e recebido pelos alunos, podem ajudá-los a crescer não apenas em suas habilidades acadêmicas, mas também a melhorar seu comportamento, motivação e envolvimento na sala de aula. O processo de dar feedback, permitir tempo para reflexão e fazer um plano para revisar dá aos alunos autonomia e um papel importante em sua própria aprendizagem.


* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation


TAGS

avaliação

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x