O uso da linguagem do cinema para unificar disciplinas
por Redação 10 de setembro de 2015
Alguns colégios particulares de São Paulo estão adotando uma nova estratégia para projetos interdisciplinares: o uso da linguagem de documentários e de técnicas de cinema. A ideia é unificar as disciplinas no estudo de um mesmo tema.
Para isso, os alunos devem se sentir familiarizados com a linguagem visual. Eles assistem aos clássicos, aprendem como fazer roteiros, entrevistas, filmagens e edições do material.
No colégio Santo Américo, na zona Oeste de São Paulo, os estudantes devem escolher temas polêmicos e atuais e, divididos em grupos, criar documentários que ilustrem a situação e envolvam disciplinas como história, geografia, português e redação. Segundo o coordenador pedagógico do ensino fundamental 2 da escola, José Ruy Lozano, trabalhar com cinema envolve múltiplas inteligências. “Aprende não só o aluno que gosta de pesquisa, mas o que prefere a escrita, a linguagem audiovisual”. Segundo os estudantes, o projeto possibilitou um contato mais próximo com a cidade e com as realidades enfrentadas, como a violência em festas e baladas de jovens, o tema do documentário de uma das alunas.
Leia a matéria original em O Estado de São Paulo