Vencedores do Prêmio Professor Porvir celebram a conquista
Crédito: Porvir/iStockPhoto

Inovações em Educação

Vencedores do Prêmio Professor Porvir celebram a conquista – veja depoimentos

Conversamos com os 11 vencedores da primeira edição do Prêmio Professor Porvir para entender o impacto da premiação em sua carreiras e no dia a dia dos estudantes

por Redação ilustração relógio 26 de fevereiro de 2024

Na última sexta-feira, 23, o Porvir divulgou os vencedores da primeira edição do Prêmio Professor Porvir. Com projetos que tratam sobre identidade, protagonismo estudantil, direitos humanos e mais, as 11 práticas selecionadas entre os 32 finalistas serão reconhecidas também em evento promovido pelo Porvir em São Paulo, no dia 4 de maio deste ano. Todas estarão disponíveis em um e-book, que será lançado no dia do encontro. 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Os ganhadores receberam um comunicado oficial da equipe do Porvir assim que o resultado foi publicado. Muito emocionados, destacaram a relevância de um reconhecimento como este não só para a própria escola, como também a possibilidade de a divulgação nacional de suas práticas servir de inspiração para outras escolas em diferentes estados brasileiros. 

Confira abaixo o significado do Prêmio Professor Porvir para todos os vencedores

Categorias principais

Maria Raquel Souza dos Santos, Manaus (AM)
Creche Municipal Magdalena Arce Daou
Categoria: Educação infantil

É uma satisfação ter a nossa prática reconhecida nacionalmente pelo Porvir, que é uma sumidade no conceito de educação no Brasil. Trabalhamos com o acolhimento do imigrante, com o combate à xenofobia e assuntos que envolvem infâncias em trânsito. Para a nossa escola, ter uma temática como essa ganhadora de um prêmio em âmbito nacional é maravilhoso! O Prêmio Professor Porvir nos traz satisfação de poder contribuir e ver que estamos no caminho certo com as práticas que realizamos aqui, voltadas à uma educação de qualidade, pública e equitativa, para todas as crianças. 


Veja o projeto: Creche em Manaus ensina e aprende com crianças e famílias da Venezuela

Shirlei dos Santos Catão, Edilamar dos Santos Soares e Francimara Barbosa Gomes

Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, Boa Vista (RR)

Categoria: Ensino fundamental 1

O prêmio vai representar as questões do Amazonas e valorizar nosso trabalho nacionalmente. Para nós, que fizemos um projeto sobre os impactos do garimpo, o reconhecimento mostra que o ouro não vale mais do que a vida, não vale mais do que a fauna, a floresta, os animais. O prêmio representa o amor que a gente deve ter pela educação, e o nosso pedido de ajuda para salvar a floresta e os povos indígenas. Fazer esse projeto com os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi muito especial. Temos indígenas nas turmas e queremos valorizá-los, respeitá-los, da mesma maneira que qualquer ser humano deve ser respeitado.

O prêmio é uma maneira de estender o projeto. Estamos dando continuidade ao tema e à pesquisa sobre os indígenas e sua cultura, porque os alunos compreenderam a importância desse assunto, principalmente quando fomos selecionados como finalistas. Não imaginávamos estar entre nessa seleção, nem ganhar a categoria de ensino fundamental 1! Roraima é um estado tão longe das cidades que sempre costumam ganhar prêmios, como São Paulo e Rio de Janeiro… Esse reconhecimento nos valoriza e fortalece a importância de cuidar do meio ambiente. 

Confira o projeto: Impactos do garimpo ilegal são foco de pesquisa de alunos da EJA

Marcos Paixão Bastos dos Santos
Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, Itabaianinha (SE)
Categoria: Ensino fundamental 2

Receber esse prêmio é muito importante. É um reconhecimento não somente do protagonismo dos alunos, mas principalmente das mulheres vassoureiras: o trabalho delas agora alcança todos os cantos do Brasil! Enquanto profissional, é uma forma de reafirmar que estou no caminho certo, voltado à educação transformadora e humanitária, capaz de inspirar e transformar vidas. 

O próximo passo do projeto é tentar estabelecer parcerias para conseguir recursos que apoiem essas mulheres que não utilizam roupas apropriadas para o processo de fabricação das vassouras, por exemplo. Nossa ideia é dar uma devolutiva mais direta para elas. 

Projeto: Alunos vão a campo para estudar as trajetórias das mulheres vassoureiras de Sergipe

Diogo Jordão Silva
Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, Campos dos Goytacazes (RJ)
Categoria: Ensino médio 

Realmente não esperava vencer o Prêmio Professor Porvir, porque os outros trabalhos que estavam concorrendo eram muito bons. Premiações como essa são um incentivo para a gente continuar o nosso trabalho, pois nos mostram que estamos no caminho certo e que a escola pública consegue realizar trabalhos de qualidade. Os estudantes ficaram muito felizes com a notícia, porque foi algo que desenvolvemos por três anos.

Esse projeto não é algo mirabolante ou que envolve muitos recursos, mas mostra que não é preciso muito para que dê certo quando há dedicação. É preciso ter planejamento.

Aqui na escola, trabalhamos com o ensino médio integral, numa perspectiva de protagonismo dos estudantes. Eles ficam muito mais motivados quando veem que o que estudam faz sentido, não só para eles, como para outros estudantes. Isso desperta o interesse pelo aprendizado e desenvolve habilidades como trabalho em equipe e apresentação em público, algo muito destacado na avaliação que fizemos. 
Projeto:Turmas do ensino médio criam e aplicam jogos antibullying em escolas do RJ

Categorias especiais

Felipe Manoel Cabral
Instituto de Educação Paulo de Tarso, Nova Iguaçu (RJ)
Categoria: Metodologias ativas / Votação Popular

Sou professor de matemática, geralmente a matéria que os alunos mais temem. Ter esse feedback e saber que agora eu consigo fazer com que essas metodologias ativas e essa forma diferente de enxergar a matemática cheguem a aos outros professores é muito gratificante. Isso me motiva cada vez mais a fazer esses projetos. Esse reconhecimento também é muito importante para os alunos, uma vez que eles se sentem vistos, afinal o trabalho é deles: são eles que colocam a mão na massa.

Projeto: Professor transforma aula de matemática em ‘filial do IBGE’ para trabalhar estatística

Rafael Crizanto de Sousa Silva, Queimados (RJ)
Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins
Categoria: Educação socioemocional

Sou professor de educação infantil e trabalho com crianças que estão em situação de vulnerabilidade em suas comunidades, um contexto cruel. Quando a gente resgata o socioemocional desses meninos e meninas, resgata também o amor. Faz com que eles entendam que são pessoas de direito e que temos de garanti-lo. O prêmio mostra que uma semente foi plantada. Vai trazer um olhar para comunidade que até então a gente não tinha. 
Projeto: Releitura de ‘Os Três Porquinhos’ incentiva reflexão sobre emoções e família

Henrique Corrêa Lopes
EEEM (Escola Estadual de Ensino Médio) Humberto de Campos, Santa Maria (RS)
Categoria: Tecnologia

Para mim, o prêmio é um reconhecimento não só do meu trabalho, mas do que faço dentro da escola. O nosso colégio é um centro de atendimento socioeducativo. Muitos professores de Santa Maria nem sabem que tem uma escola aqui dentro, não sabem o que a gente passa para tentar fazer algo por esses adolescentes que estão aqui. Ganhar o Prêmio Professor Porvir é muito importante para mim, ainda mais para a escola, pelo reconhecimento de que ela existe e faz o trabalho que nenhuma outra escola faz, por acreditar que todo ser humano tem chance de mudar. 

Projeto: Projeto leva atividades criativas a jovens que cumprem medida socioeducativa

Cleciane Santos Alves
Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, Lagarto (SE)
Categoria: Projeto de Vida

O Projetar-se tem uma importância enorme não só para a minha vida profissional, como também para a rotina da nossa comunidade escolar. A proposta nasceu a partir de uma premissa básica: é preciso pensar no eu, no outro e no mundo em que vivemos, no espaço em que estamos. E ninguém pode ficar para trás ou ficar invisibilizado. A princípio, não apostavam tanto no Projetar-se, mas ele foi crescendo tanto que a comunidade entendeu e abraçou o projeto. Ao final, fizemos intercâmbio com outras escolas municipais. A gente vive uma solidão pedagógica muito grande, é preciso multiplicar o que deu certo.

O Prêmio Professor Porvir é muito importante. Vocês não têm ideia do quanto repercutiu por aqui ter sido selecionado por um prêmio de um site que é uma grande referência para o país. A iniciativa é fundamental, não só para o meu projeto, mas para que outras tantas práticas saiam das suas escolas e ganhem o Brasil, para que inspirem outros professores e outros alunos e suas famílias. 

Projeto: Aula de projeto de vida amplia participação de estudantes nas decisões da escola

Fábio Gomes da Silva
Escola Estadual Getúlio Vargas, Beruri (AM)
Categoria: Menção Honrosa

Beruri é um município pequeno, com 20.817 habitantes. Quando falamos de Amazônia e de seus interiores, falamos também da educação e suas dificuldades. O reconhecimento do Prêmio Professor Porvir vem justamente para que a gente continue acreditando na educação pública de qualidade, entendendo que é possível fazê-la junto com os nossos estudantes, para que eles possam realizar seus sonhos por meio da educação.

Além de ser uma forma de protagonismo para nós, professores, temos muita gratidão por termos sido selecionados. O projeto “Semente Materna Poética” é um projeto de raiz, voluntário, que reúne professores e estudantes. Há muita identidade e cultura local nisso que estamos construindo juntos.

Projeto: Projeto revela jovens poetas em comunidades indígenas e ribeirinhas

Cleide da Silva Magesk
CIEP 097 Carlos Chagas / Intercultural Brasil-China, Duque de Caxias (RJ)
Categoria: Educação antirracista

Estamos nos sentindo radiantes! Esse é o terceiro prêmio que essa prática recebe, os alunos ficam muito contentes. Foi um projeto que brotou aqui na nossa escola com muita dificuldade, muitas pessoas ajudaram a desenvolver. Estou agora no colégio, doida para compartilhar com o restante do pessoal mais essa conquista. Ela é muito importante para nós.

Projeto: Trançando histórias e cabelos, professora valoriza ancestralidade de estudantes

Confira a lista completa com resumo dos projetos vencedores


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x