Conheça os vencedores da 1ª edição do Prêmio Professor Porvir - PORVIR
Arte: Ronaldo Abreu/Porvir

Inovações em Educação

Conheça os vencedores da 1ª edição do Prêmio Professor Porvir

por Redação ilustração relógio 23 de fevereiro de 2024

Dez meses depois do lançamento do Prêmio Professor Porvir, chegou a hora de conhecer os grandes vencedores que estão transformando a realidade das salas de aula e o aprendizado dos alunos!

Os números são grandiosos: de abril a dezembro de 2023, recebemos 1.046 inscrições de todos os estados do Brasil, com atividades que abrangem todas as etapas da educação básica e temáticas que envolvem a cobertura diária do Porvir. Deste total, foram escolhidos 32 finalistas. E a votação popular contou com 39.400 votos!

Os relatos publicados concorreram a diferentes categorias: 

  1. Etapas de ensino (da educação infantil ao ensino médio)
  2. Categorias especiais (educação antirracista, metodologias ativas, projeto de vida, educação socioemocional e tecnologia) 
  3. Votação popular (que aconteceu entre os dias 5 e 14 de fevereiro)
  4. Menção honrosa

“O Porvir mapeia e relata projetos inovadores de educadores há 12 anos. Estamos muito felizes em poder também valorizar o trabalho que esses professores comprometidos e criativos têm desenvolvido e poder ajudá-los a inspirar e influenciar outros profissionais da educação”, afirma Tatiana Klix, diretora do Porvir.

A comissão julgadora do Prêmio Professor Porvir é formada por:

  • Anderson Meneses, cofundador e diretor de negócios e tecnologias da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. É conselheiro do Porvir.
  • Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação e conselheira do Porvir.
  • Beatriz Abuchaim, psicóloga e doutora em Educação, diretora de projetos da Fundação Bracell.
  • Cinthia Rodrigues, cocriadora e presidente da ONG Quero na Escola!.
  • Cléa Maria, doutora em educação e consultora em formação de educadores.
  • Claudia Costin, professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas), presidente do Instituto Singularidades e ex-diretora de educação do Banco Mundial.
  • Cybele Amado, educadora e gestora social, CEO da educare.com, fundadora do Icep (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa) e ex-diretora de formação docente e valorização da Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação)
  • Débora Garofalo, diretora de Inovação na empresa Multirio (vinculada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro), integrante da comissão de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, embaixadora do Instituto Ayrton Senna e embaixadora da Educação pela Varkey Foundation.
  • Leticia Lyle, pedagoga, mestre em educação pela Columbia University (EUA), empreendedora e diretora da Camino School. É conselheira do Porvir.
  • Mayara Penina, jornalista especialista em educação infantil e conselheira do Porvir.
  • Equipe do Porvir

Confira os vencedores! Os professores responsáveis pelos projetos vão participar de um evento promovido pelo Porvir, em São Paulo (SP), que será realizado no dia 4 de maio, e terão seus relatos publicados em um e-book a ser lançado na mesma data. Em breve divulgaremos mais informações!


Educação infantil 

Vencedora: Maria Raquel Souza dos Santos 

Creche Municipal Magdalena Arce Daou

Cidade: Manaus (AM)

Projeto: Creche em Manaus ensina e aprende com crianças e famílias da Venezuela

Resumo: Ao receber crianças venezuelanas e indígenas do povo Warao, professora de creche manauara cria projetos que envolvem famílias, parceiros e trocas culturais na comunidade. 

Opinião do júri: De acordo com Beatriz Abuchaim, trata-se de um projeto muito relevante e inclusivo. Ela destaca o envolvimento das famílias no contexto escolar por meio de trocas interculturais, respeitando as diversas culturas das crianças. “O projeto amplia o olhar das crianças sobre o mundo e torna a escola um local de pertencimento. É um relato muito claro e potente, capaz de inspirar outras professoras e escolas brasileiras.”


Ensino fundamental 1 

Vencedoras: Shirlei dos Santos Catão, Edilamar dos Santos Soares e Francimara Barbosa Gomes 

Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia

Cidade: Boa Vista (RR)

Projeto: Impactos do garimpo ilegal são foco de pesquisa de alunos da EJA

Resumo: Além de pesquisar sobre a contaminação dos rios e igarapés causados pela extração de minério, estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos) conheceram lideranças indígenas que lutam para proteger a natureza.

Opinião do júri: Para Débora Garofalo, o trabalho das professoras extrapola a sala de aula e traz significados aos estudantes, que puderam expor vivências pessoais, compreender o problema e encontrar soluções. Letícia Lyle concorda com a opinião de Débora, enfatizando o quão emocionante é o projeto. “Que criatividade e cuidado essas professoras tiveram com o tema, com os estudantes, com a inclusão… Transformaram a aprendizagem em algo tão significativo! Lindo projeto!”

Ensino fundamental 2

Vencedor: Marcos Paixão Bastos dos Santos 

Escola Municipal Tennyson Fontes Souza

Cidade: Itabaianinha (SE)

Projeto:
Alunos vão a campo para estudar as trajetórias das mulheres vassoureiras de Sergipe

Resumo: Turmas do 6º ao 9º ano mobilizam a cidade de Itabaianinha, no interior de Sergipe, e os povoados ao redor com exposição de fotos das mulheres vassoureiras e rodas de conversa sobre empoderamento feminino. 

Opinião do júri: Além de bonito e interessante, o projeto mostra uma metodologia de pesquisa bem aplicada, ressalta Cinthia Rodrigues. “Os estudantes estão engajados e sérios para a faixa etária”, diz. Cybele Amado também destaca o cuidado com as etapas de uma pesquisa e com os conteúdos abordados, o que “torna o currículo vivo e vai além, com a publicização e comunicação dos aprendizados para a sociedade.” Cléa Maria reforça como a proposta trabalha questões ligadas à identidade, gênero, renda e ordem comunitária, “sem perder de vista a dimensão do conhecimento necessário à aprendizagem dos estudantes.” 

Ensino médio

Vencedor: Diogo Jordão Silva

Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel

Cidade:
Campos dos Goytacazes (RJ)

Projeto:
Turmas do ensino médio criam e aplicam jogos antibullying em escolas do RJ

Resumo: Estudantes levam oficinas sobre prevenção do bullying para outras três escolas da comunidade, e os jogos que compõem o projeto estão disponíveis para download, gratuitamente. 

Opinião do júri: “O projeto é muito bem pensado, com muita participação, articulação entre os componentes curriculares e as várias dimensões do desenvolvimento integral e melhoria do clima escolar”, afirma Anna Penido. 


Categoria especial – Metodologias ativas

Vencedor: Felipe Manoel Cabral 

Instituto de Educação Paulo de Tarso

Cidade: Nova Iguaçu (RJ)

Projeto: Professor transforma aula de matemática em ‘filial do IBGE’ para trabalhar estatística

Resumo: Alunos do 9º ano se inspiram no censo nacional, coletam dados com a comunidade escolar e aprendem a interpretar dados de maneira mais crítica e aprofundada. 

Opinião do júri: O projeto transforma a sala de aula de matemática em um espaço dinâmico, no qual estudantes participam de atividades práticas que os desafiam a explorar e questionar dados do seu próprio dia a dia. Mais do que desenvolver habilidades estatísticas, ele incentiva os alunos a trabalhar de forma colaborativa, conduzir pesquisas e refletir criticamente sobre as informações, preparando-os para uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos matemáticos no mundo real.

Categoria especial – Educação socioemocional

Vencedor: Rafael Crizanto de Sousa Silva

Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins

Cidade: Queimados (RJ)

Projeto: Releitura de ‘Os Três Porquinhos’ incentiva reflexão sobre emoções e família 

Resumo: Professor apresenta o clássico à turma da educação infantil e contrapõe a história com novas versões que reveem o protagonismo dos personagens e desconstroem estereótipos. 

Opinião do júri: O projeto encontra uma maneira original para trabalhar as competências socioemocionais com as crianças, partindo das fábulas para falar de questões profundas, como preconceito, violência e desrespeito de forma construtiva e crítica, tendo como ponto de partida referências da própria educação infantil.

Categoria especial – Tecnologia

Vencedor: Henrique Corrêa Lopes

EEEM (Escola Estadual de Ensino Médio) Humberto de Campos

Cidade: Santa Maria (RS)

Projeto: Projeto leva atividades criativas a jovens que cumprem medida socioeducativa

Resumo: Com aulas de robótica e projeto de vida, estudantes do 9º ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) aprendem a produzir peças de baixo custo e a desenhar protótipos mais complexos no computador. 

Opinião do júri: O professor de ciências humanas se aventura na cultura maker para oferecer novas oportunidades de expressão e de aprendizagem em um ambiente de cumprimento de medidas socioeducativas. 

Categoria especial – Projeto de Vida

Vencedora: Cleciane Santos Alves

Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas

Cidade: Lagarto (SE)

Projeto: Aula de projeto de vida amplia participação de estudantes nas decisões da escola

Resumo: No interior de Sergipe, professora cria atividades que influenciaram adolescentes do ensino médio a olhar com mais cuidado para a escola, para a comunidade e para si mesmos.

Opinião do júri: O eu, o outro e o mundo estão representados na abordagem de projeto de vida que buscou a aproximação com estudantes no difícil período de adaptação do pós-pandemia. As atividades desenvolvidas também conquistaram o reconhecimento e o entusiasmo de colegas professores e da comunidade escolar.

Categoria especial – Educação antirracista

Vencedora: Cleide da Silva Magesk

CIEP 097 Carlos Chagas / Intercultural Brasil-China

Cidade: Duque de Caxias (RJ)

Projeto: Trançando histórias e cabelos, professora valoriza ancestralidade de estudantes

Resumo: Após oficinas, pesquisas e rodas de conversa, jovens produzem documentário sobre o uso e o trabalho com tranças.

Opinião do júri: Da preocupação com o desenvolvimento de repertório à imersão prática em oficinas para fortalecer a identidade, o projeto evidencia o poder de transformação do ensino da cultura afro-brasileira ao integrar teoria e prática. Tem o diferencial de envolver os alunos em todas as suas etapas de planejamento até a execução, promovendo pesquisa, valorização da identidade e ancestralidade, proporcionando uma experiência educacional verdadeiramente significativa.

Vencedor: Felipe Manoel Cabral, com 29,51% dos votos

Instituto de Educação Paulo de Tarso

Cidade: Nova Iguaçu (RJ)

Projeto: Professor transforma aula de matemática em ‘filial do IBGE’ para trabalhar estatística

Menção Honrosa

A categoria menção honrosa foi criada após decisão da equipe do Porvir em reconhecimento ao projeto do professor Fábio Gomes da Silva, cujas etapas reúnem metodologias ativas, educação antirracista, projeto de vida e socioemocionais. O trabalho do educador merece ser destacado e celebrado.

Vencedor:
Fábio Gomes da Silva

Escola Estadual Getúlio Vargas

Cidade: Beruri (AM)

Projeto: Projeto revela jovens poetas em comunidades indígenas e ribeirinhas

Resumo: Professor de química e de EJA de Beruri, no interior do Amazonas, reúne educadores e alunos voluntários para levar oficinas de poesia a escolas da região.

Opinião do júri: O “Semente Materna Poética” é uma iniciativa que estimula o protagonismo da juventude e também celebra a riqueza da cultura local e dos conhecimentos das comunidades tradicionais. Vai além de simplesmente expandir os horizontes literários, pois fortalece a identidade cultural e o orgulho dos estudantes, capacitando-os não apenas a contar suas próprias histórias, mas a serem agentes ativos no processo educacional.


TAGS

educação antirracista, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, metodologias ativas, Prêmio Professor Porvir, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x