Curso online de ensino híbrido ensina a personalizar aulas
Formação propõe troca de experiências entre profissionais da educação, visando a melhoria da aprendizagem a partir da tecnologia
por Redação 4 de setembro de 2015
É inegável a influência da tecnologia em todo o âmbito da vida moderna. Com a educação não é diferente. Pensando nisso, a Fundação Lemann abriu, em parceira com o Instituto Península, o curso online de certificação em Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.
Para quem não sabe, ensino híbrido é um método que apresenta formas de ligar tecnologias digitais ao currículo escolar e às atividades desenvolvidas na sala de aula. Com o uso de plataformas, aplicativos e ferramentas digitais, é possível personalizar o ensino de acordo com as necessidades de cada aluno, oferecendo um aprendizado cada vez mais direcionado e efetivo, o que possibilita intervenções individuais dos educadores no processo de aprendizagem.
Navegue no Especial sobre Tecnologia na Educação do Porvir
Além disso, a inserção de tecnologias na metodologia de ensino aproxima o conteúdo da realidade dos alunos, facilitando e estimulando a aprendizagem, uma vez que eles estão cada vez mais conectados e têm grande intimidade com o funcionamento das ferramentas.
Apesar de ser destinado a professores, coordenadores e orientadores do ensino fundamental e médio, o curso pode ser acompanhado por todos os interessados. Entretanto, para obter certificação, os participantes devem aplicar as propostas estudadas em uma instituição de ensino ou acompanhar a aplicação feita pelo professor da turma. Sendo assim, eles serão avaliados a partir da participação de fóruns de discussões e da produção de vídeos sobre a implantação em sala de aula dos métodos indicados.
Com duração de 80 horas, o curso inclui atividades obrigatórias e não-obrigatórias e tutoria personalizada, além de habilitar o educador a formar outros professores em ensino híbrido. A ideia principal é criar uma comunidade de troca de vivências, para que todos conheçam novos usos da tecnologia em sala de aula, aprimorando os métodos de ensino. Os interessados devem acessar o site até o dia 7 de setembro para realizar a inscrição do curso, que termina no dia 8 de dezembro.
Já o curso livre, que dura 20 horas, não tem restrições de participação e irá utilizar a mesma metodologia do curso com certificação. Serão usadas videoaulas sobre temas envolvidos com a implementação do ensino híbrido e experiências de outros professores serão analisadas. A adesão ao curso pode ser feita nesse link.