Sua escola é antirracista? Participe de pesquisa online e receba apoio formativo - PORVIR
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Inovações em Educação

Sua escola é antirracista? Participe de pesquisa online e receba apoio formativo

Estudantes e professores podem participar da iniciativa da ONG Quero na Escola. As demandas apontadas serão respondidas com formações e materiais gratuitos

por Redação ilustração relógio 14 de fevereiro de 2023

Como você percebe o racismo na sua escola? Há algum tipo de conteúdo étnico-racial oferecido pelas disciplinas? Qual tipo de ajuda seria interessante para implementar mais ações antirracistas? Mesmo 20 anos depois da implementação da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, o que de fato mudou? A pesquisa-ação “Sua escola é (anti)racista”, organizada pela ONG Quero na Escola, está disponível no site antirracista.queronaescola.com.br

Podem responder ao questionário estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. Professores, gestores ou educadores em posições de apoio de qualquer ano do ensino fundamental e do ensino médio também são convidados a participar.

“Dedicamos os últimos meses de 2022 a estudar como poderíamos contribuir com o tema. Constatamos que há muitos materiais disponíveis sobre o assunto, inclusive de forma gratuita e em formatos variados, mas não sabemos o quanto eles chegam a quem deveria e como nós podemos ajudar”, explica a superintendente da ONG, Cinthia Rodrigues.

As demandas apontadas na pesquisa serão respondidas com formação, materiais e apoio de profissionais e movimentos sociais próximos a cada escola. 

Leia mais:

Infográfico: O impacto da pandemia e do racismo na trajetória dos jovens negros no ensino médio

6 filmes para inspirar discussões sobre racismo

Usando o faz de conta para falar de racismo

6 projetos para trabalhar a consciência negra todos os dias na escola

O Porvir apoia a ação, ao lado do Grupo Mulheres do Brasil, da União dos Estudantes Secundaristas de São Paulo e da União Estudantil de Fortaleza. “As escolas precisam urgentemente apoiar a luta antirracista e construir ambientes cada vez mais inclusivos. Materiais e formações direcionadas, como as que serão oferecidas pelo Quero na Escola, apoiam a implementação efetiva da Lei 10.639 e de outros direitos fundamentais”, afirma Vinicius de Oliveira, editor do Porvir. 


➡️ Você sabia que o Quero na Escola faz a ponte entre voluntários e estudantes que desejam atividades extracurriculares em sala de aula? Conheça os detalhes!


TAGS

educação antirracista, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x