Abril: crie planos de aula a partir de datas comemorativas
Oito datas comemorativas do mês para incluir no seu planejamento pedagógico
por Redação 1 de abril de 2025
Abril é um mês com datas comemorativas importantes que a escola não pode esquecer de celebrar e valorizar. É neste mês que acontecem diversas ações focadas nos povos indígenas, ressaltando sua importância histórica não apenas na construção do país, como também em sua influência cultural até aos dias de hoje.
Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp
Uma escola que se dedica à inclusão também observa, no calendário, ocasiões para o ensino e valorização da diversidade humana. Também em abril há o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento oportuno para realizar atividades inclusivas que ampliem o conhecimento de toda a turma sobre esse público.
Existem ainda efemérides relacionadas à educação, ao combate ao bullying e à literatura infantil. Confira abaixo algumas datas selecionadas pelo Porvir:
1º de abril – Dia da Abolição da Escravidão dos Povos Indígenas
Você sabia que o famoso Dia da Mentira, no qual é comum pregar peças, começou em 1828 no Brasil? De acordo com a Agência Brasil, a origem estaria ligada ao jornal impresso mineiro “A Mentira”, que, em sua edição inaugural, publicada em 1º de abril, anunciou falsamente a morte de Dom Pedro I. No entanto, a verdade é que o imperador faleceu anos depois, em 24 de setembro de 1834, em Portugal. Neste link, você confere mais detalhes sobre o dia.
Muito além da brincadeira, o 1º de abril traz um tema historicamente relevante.. a. Na página do Museu das Culturas Indígenas, o professor Xipu Puri explica: a primeira lei que proibiu a escravidão de novos indígenas foi publicada em 1º de abril de 1680, a mando do rei de Portugal, Afonso VI, no contexto da disputa entre colonos e jesuítas pelo controle da mão de obra nativa.
Em 6 de junho de 1755, o Marquês de Pombal assinou a segunda lei de abolição da escravidão indígena, válida inicialmente para os Estados do Grão-Pará e Maranhão, formalizada pela Lei do Diretório dos Índios, decretada por Dom José I. Em 1758, essa legislação foi estendida a todo o Brasil, com o objetivo de integrar os indígenas à sociedade colonial.
Separar um tempo para pesquisar e refletir sobre a experiência dos povos indígenas como escravizados é importante e deve ser tema de aulas não só de história, como também de língua portuguesa, artes e outros componentes curriculares.
Materiais para o seu plano de aula
- Daniel Munduruku: o professor deve se perguntar ‘Qual é o indígena que mora dentro de mim?’
- Preservar línguas indígenas é preservar a cultura dos povos
- Brasil Indígena. 500 Anos de Resistencia
- A questão indígena pelo olhar da interdisciplinaridade
Mão na massa
- Cultura indígena: de planos de aula a podcasts, materiais exaltam a importância dos povos originários
- 12 obras para mergulhar na literatura indígena e levá-la à escola
- Plenarinho: Trabalhando o tema “Cultura e estereótipos sobre os povos indígenas”
- Nova Escola: Plano de aulas ‘Indígenas do Brasil’
2 de abril – Dia Internacional do Livro infantil
Investir em literatura desde cedo é uma das formas de garantir que as crianças continuarão gostando do mundo dos livros conforme forem crescendo. A literatura infantil guarda em si uma série de elementos que ajudam os pequenos a compreender o mundo, a falar sobre as próprias emoções e conhecer diferentes perspectivas de mundo.
Neste dia 2 de abril comemora-se internacionalmente o Dia do Livro Infantil. A data foi escolhida também como uma forma de homenagear Hans Christian Andersen, célebre escritor dinamarquês conhecido por histórias clássicas como “A pequena sereia”, “O patinho feio”, “A pequena vendedora de fósforos” e “A nova roupa do imperador”, entre outras..
No Brasil, a data é comemorada no dia 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882.
Materiais para o seu plano de aula
- Bebetecas unem brincar livre e contato com a literatura
- Campanha nacional defende infância livre dos excessos das telas
Mão na massa
- Árvore – Plano de aula sobre leitura na Educação Infantil
- Nova Escola – 5 planos de aula sobre Leitura e contação de histórias
- Educação antirracista: 20 livros infantis com atividades pedagógicas
- 15 livros indispensáveis para a primeira infância
- 12 livros brincantes para comemorar a infância todos os dias
2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo
As efemérides podem incluir no calendário ações que devem ser realizadas ao longo de todo o ano, como é o caso dessa data comemorativa. Instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007, a proposta de criar uma data sobre o autismo é a de ampliar a divulgação de informações sobre o tema. A data marca ações de conscientização, a fim de diminuir preconceitos sofridos por quem está no espectro autista.
Projetos que envolvam toda a comunidade escolar são uma boa opção para aproveitar bem essa data.
Materiais para o seu plano de aula
- A gamificação como apoio à inclusão de alunos com autismo na escola
- Aluno com autismo conta sua história em projeto de curta-metragem
- Educação inclusiva é assunto para todas as etapas de formação de professores
Mão na massa
- Coletivo Autista da Unicamp
- Educação inclusiva: pesquisa reúne boas práticas de 5 países na formação de professores
- Educação inclusiva: conheça 10 materiais pedagógicos acessíveis para criar e aplicar na escola
- Guia sobre inclusão escolar orienta famílias a garantir direitos
7 de abril – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
A data virou lei em abril de 2016, como resposta à violência escolar vivenciada no país. Muitos dos ataques e situações violentas ocorridas na escola têm como origem situações de bullying, por isso a inclusão do termo e a necessidade de criar ações focadas nesse assunto.
O bullying não é um fenômeno que ocorre apenas dentro dos muros das escolas, mas se manifesta em grande parte neles. Em épocas em que séries como “Adolescência”, sucesso mundial da Netflix, lançam luzes sobre a complexidade da questão, é importante que as escolas pensem estratégias e atividades que façam os estudantes refletirem sobre as próprias ações e como elas impactam as vidas uns dos outros.
Materiais para o seu plano de aula
O Porvir desenvolveu um especial multimídia contendo relatos, sugestões e definições de como o extremismo aparece na escola e como combater casos de bullying e outras violências. Acesse o especial “Escola Livre de Ódio” e saiba mais.
Mão na massa
- Bullying na escola: livros, pesquisas, filmes e palestras para um debate qualificado
- Como combater o bullying na escola?
- Turmas do ensino médio criam e aplicam jogos antibullying em escolas do RJ
19 de abril – Dia dos Povos Originários
Geralmente escolas e algumas organizações separam todo o mês de abril para a realização de ações focadas nos povos originários. E realmente há muito o que se pensar, criar e conhecer a respeito deles. Desde questões relacionadas à cultura e arte, até o respeito, valorização e situação atual dos indígenas.
A lei 11.645/08, que instituiu o ensino de história e cultura indígena nas escolas, é uma das políticas públicas que investem nessa valorização, mostrando a necessidade de olhar com atenção para esses conteúdos.
Em diferentes áreas do conhecimento é possível abordar o tema. Nas aulas de língua portuguesa, por exemplo, que tal instigar os estudantes a pensarem na quantidade de palavras incluídas no vocabulário cotidiano e que são de origem indígena? Professores de geografia, biologia e outros componentes curriculares também têm muito o que transmitir a partir do conhecimento dos povos originários.
Materiais para o seu plano de aula
Mão na massa
- Cultura indígena: de planos de aula a podcasts, materiais exaltam a importância dos povos originários
- 12 obras para mergulhar na literatura indígena e levá-la à escola
21 de abril – Tiradentes
Essa é uma efeméride antiga, comemorada desde 1890 e faz menção a Joaquim José da Silva Xavier, que foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, movimento mineiro que era contra Portugal e buscava a emancipação de Minas Gerais em relação à coroa portuguesa.
O feriado nacional é uma possibilidade não só de ensinar sobre a inconfidência mineira, como expandir o assunto para outras rebeliões separatistas ocorridas no Brasil, como a Revolta de Vila Rica, também ocorrida em Minas Gerais, e a Conjuração Baiana, que aconteceu em Salvador .
Materiais para o seu plano de aula
- Tiradentes: quem foi o ‘herói sem rosto’ e por que ele foi morto
- Acervo digital do Museu da Inconfidência de Ouro Preto
Mão na massa
- Nova Escola – Tiradentes e a Inconfidência Mineira: 7 conteúdos para abordar a temática com os estudantes
24 de abril – Dia Nacional da Família na Escola
Quem está no campo da educação sabe da importância do envolvimento das famílias com as escolas. A parceria é uma das garantias para o bom desenvolvimento dos estudantes (e até mesmo ser refletida em ações para a melhoria da educação brasileira).
Instituída pelo MEC (Ministério da Educação) em 2001, a proposta é sensibilizar a sociedade para a importância dessa integração. É tanto uma data para que as escolas ouçam o que as famílias têm a sugerir, quanto o contrário. O MEC avalia que a data é também importante por convidar as famílias a agir na prevenção de casos de violência no ambiente escolar e na melhoria do clima como um todo.
Materiais para o seu plano de aula
- Por uma relação família-escola baseada em parceria
- Aproximação da família com escola apoia o aluno e transforma educação
- Diálogo contínuo com as famílias é fundamental para gestão escolar resolver conflitos
Mão na massa
- Como a gestão pode criar estratégias para aproximar as famílias da dinâmica da escola?
- Educação inclusiva: transparência na comunicação entre família e escola é fundamental
28 de abril – Dia Internacional da Educação
Além de ser aniversário do Porvir, o dia 28 de abril marca o Dia Internacional da Educação, momento oportuno de valorização da escola e dos educadores. Assim como sugerido em outras efemérides, o Dia da Educação possibilita a criação de projetos extraclasse, que mostrem que tipo de escola a comunidade deseja construir, qual o papel individual de cada um nessa construção e qual educação precisa ser buscada.
Materiais para o seu plano de aula
- Prêmios de educação 2025: oportunidades para professores, alunos e escolas
- Série Destino Educação – Escolas Inovadoras – Canal Futura/Porvir
- Porvir realiza pesquisa sobre a importância da educação no Brasil
Mão na massa
- Nossa Escola em reconstrução
- Plano de Aula para refletir sobre a escola
- Guia: Participação dos estudantes na escola