Planos de aula para trabalhar datas comemorativas de setembro
Starline / Freepik

Inovações em Educação

Planos de aula para trabalhar as datas comemorativas de setembro

De saúde mental à preservação ambiental, veja como transformar as efemérides de setembro em oportunidades de aprendizagem e reflexão na escola

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 2 de setembro de 2025

“Se precisar, peça ajuda.” A frase impressa em fitas amarelas, distribuídas no funeral de Mike Emme, jovem norte-americano que tirou a própria vida em 1994, deu origem ao programa Yellow Ribbon (Fita Amarela). A iniciativa inspirou o Setembro Amarelo, hoje a maior campanha global de prevenção ao suicídio.

Oficializada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2003 e trazida ao Brasil em 2015, a campanha passou a marcar o mês com ações de conscientização sobre saúde mental e valorização da vida.

💬 Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp

Como lembra o psiquiatra Gustavo Estanislau, em entrevista ao Porvir, “saúde mental é a base para o processo de ensino-aprendizagem”. Ele ressalta que a escola não é o espaço de tratamento, mas destaca que educadores podem ter um papel essencial ao reconhecer sinais e encaminhar situações para atendimento especializado, sem se sobrecarregar.

Além de abordar a saúde mental e o 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, setembro também traz outras datas que podem inspirar debates e atividades em sala de aula, como o Dia da Amazônia (5), a Independência do Brasil (7), o Dia Mundial da Alfabetização (8) e o Dia da Árvore (21). Quais deles fazem parte dos seus planos para o mês? Deixe seu comentário no fim da página!

5 – Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, lembra a importância da floresta, que corresponde a 49,29% do território brasileiro e desempenha papel essencial na regulação do clima, na preservação da biodiversidade e no equilíbrio ambiental.

Jovem pescador em uma canoa sobre um rio ao pôr do sol, lançando uma rede de pesca enquanto sua silhueta se reflete na água.
Crédito: Araquém Alcantara / Ciclovivo

O dia foi escolhido para homenagear Dom Pedro II, que em 1850 decretou a criação da província do Amazonas (atual estado do Amazonas). A data foi instituída em 19 de dezembro de 2007, pela Lei nº 11.621.

Materiais para o seu plano de aula

Como levar o debate sobre a Amazônia para a sala de aula
Livro gratuito para escolas retrata as infâncias amazônicas
Qual é o seu papel na crise climática? Curso gratuito ajuda jovens a refletir e agir

Mão na massa

Amazônia: 5 ideias para estimular a consciência ambiental e social dos estudantes
Como a cultura amazônica enriquece um projeto de ciências no ensino médio
5 planos de aula sobre projeto de vida e Amazônia

7 – Dia da Independência do Brasil

A data marca o momento em que o país deixou de ser colônia de Portugal, em 1822, e passou a se constituir como nação independente.

Mais do que relembrar fatos históricos, a data é uma oportunidade para discutir cidadania, democracia e diferentes olhares sobre a formação do Brasil como nação.

Materiais para o seu plano de aula

Portal do Bicentenário

Mão na massa

Estudar história pode ser mais divertido com o apoio de jogos de tabuleiro

8 – Dia Mundial da Alfabetização

Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1966 para promover o debate sobre a importância da alfabetização, especialmente em países com altos índices de analfabetismo.

Uma ideia para a sala de aula é discutir o alfabetismo digital, conceito que passou a ser observado recentemente pelo Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional). O estudo mostra que muitas pessoas sabem ler e escrever palavras simples, mas ainda têm dificuldade em compreender, interpretar ou aplicar essas informações em situações do dia a dia — um desafio que também se reflete no uso das tecnologias digitais.

A imagem mostra duas meninas em sala de aula, concentradas em escrever em seus cadernos. Usam uniforme azul. Ao fundo, há cartazes coloridos com temas pedagógicos, indicando um ambiente de aprendizagem acolhedor
joasouza/Depositphotos

Materiais para o seu plano de aula

Saber ler e escrever não garante autonomia no uso do mundo digital
Alfabetização integral vai além da leitura e da escrita, abrangendo múltiplas linguagens 

Mão na massa

Conheça projetos inovadores para o ciclo de alfabetização

15 de setembro – Dia Internacional da Democracia

O Dia Internacional da Democracia é celebrado em 15 de setembro, em referência à aprovação da Declaração Universal da Democracia por 128 países, em 1997, incluindo o Brasil. O documento define os princípios de um governo democrático e sua importância em nível internacional.

🟠 Inscreva seu projeto escolar no Prêmio Professor Porvir

Na escola, a data pode ser uma oportunidade para debater com os estudantes o que significa viver em uma democracia, quais são os direitos e deveres dos cidadãos e como a participação política fortalece a sociedade. Atividades como assembleias escolares, rodas de conversa sobre tomada de decisões coletivas ou projetos de protagonismo estudantil ajudam a aproximar o tema da realidade dos alunos e a estimular a consciência cidadã.

Materiais para o seu plano de aula

Debate sobre as marcas da ditadura é chance de ensinar valores democráticos

Mão na massa

Pesquisa de alunos sobre desaparecidos na ditadura resulta em documentário
Novos roteiros pedagógicos para trabalhar democracia e cidadania em sala de aula

21 – Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Oficializada pela Lei 11.133, a data busca conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência (PcD) e reforçar o respeito à sua participação plena em todos os setores da sociedade.
Mais do que um marco no calendário, o dia convida a refletir sobre os direitos das PcDs e a necessidade de eliminar barreiras físicas, sociais e atitudinais que ainda limitam sua autonomia.

Nas escolas, é também uma oportunidade para debater práticas pedagógicas inclusivas, valorizar a diversidade e estimular a empatia entre os estudantes, construindo um ambiente em que todos se sintam pertencentes.

Materiais para seu plano de aula

16 livros inspiradores sobre representatividade e inclusão de pessoas com deficiência
Material gratuito traz recomendações para criar uma escola anticapacitista

Mão na massa

Educação inclusiva: conheça 10 materiais pedagógicos acessíveis para criar e aplicar na escola

21 – Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, foi instituído em 1981 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) como uma data dedicada ao fortalecimento dos ideais de paz entre as nações e dentro das comunidades.

Em 2001, a ONU reforçou esse marco, estabelecendo o dia também como um período de cessar-fogo e não violência em todo o mundo.

Nas escolas, a data é um bom gancho para trabalhar a cultura de paz, incentivando o diálogo, a empatia e a resolução pacífica de conflitos como valores essenciais para a convivência e para a construção de uma sociedade mais justa.

Materiais para o seu plano de aula

O que é cultura de paz e como se aplica na escola

Mão na massa

Cultura de paz: 5 pontos de atenção para as escolas

23 – Dia Internacional das Línguas de Sinais

O Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado em 23 de setembro, lembra a criação da Federação Mundial de Surdos, em 1951, e foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), comemorado pela primeira vez em 2018. 

Na escola, a data é uma oportunidade para valorizar a diversidade linguística, promover o respeito à comunidade surda e ampliar o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atividades como rodas de conversa, oficinas básicas de sinais e debates sobre acessibilidade ajudam a sensibilizar os estudantes para a importância da inclusão e da comunicação para todos.

Material para a sua aula

Os desafios das escolas bilíngues de libras-português

Mão na massa

Ensinar Libras desde cedo integra a escola e ajuda a superar o capacitismo

25 – Celebração dos 10 anos dos ODS

Em 25 de setembro, completam-se 10 anos da adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compromisso assumido por 193 países em 2015. São três as grandes metas: erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e conter as mudanças climáticas.

Aqui está uma versão reduzida da descrição: A imagem representa os **Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)**, com um círculo colorido ao redor de um pequeno globo terrestre. Blocos de madeira com ícones de sustentabilidade, como reciclagem e energia renovável, cercam a cena. O fundo verde reforça a temática ecológica e a importância dos ODS.
Freepik

É uma chance para conversar sobre cidadania, solidariedade e cuidado com o planeta. Isso pode ser feito por meio de rodas de conversa, debates ou projetos interdisciplinares que aproximem os 17 ODS da realidade da comunidade escolar, incentivando os alunos a pensar em pequenas ações do cotidiano que contribuem para um mundo mais justo e sustentável. 


Materiais para o seu plano de aula

Escola e território conectados aos ODS fortalecem a qualidade da educação
Lista de livros para uma boa aula sobre ODS

Mão na massa

5 maneiras criativas para trabalhar os ODS nas suas aulas


TAGS

datas comemorativas, efemérides, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!